quinta-feira, 18/12/2025

SUS recebe primeira remessa de remédio para câncer de mama avançado

Medicamento promete reduzir em até 50% a mortalidade de pacientes com câncer de mama HER2-positivo

O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (13) o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, voltado ao tratamento do câncer de mama HER2-positivo. A remessa inicial contém 11.978 unidades, que serão distribuídas dentro do SUS para pacientes que não responderam à quimioterapia inicial.

Esse tipo de câncer costuma atingir mulheres em estágio mais avançado da doença e exige tratamentos específicos. Incorporado ao SUS em 2022, o remédio chega como uma importante ferramenta para aumentar as chances de cura e sobrevivência.

Ao todo, serão entregues quatro lotes até junho de 2026. A previsão é que o medicamento comece a ser aplicado ainda neste mês, alcançando até 1.144 pacientes já em 2025.

O investimento federal foi de R$ 159,3 milhões, destinados à aquisição de 34,4 mil frascos-ampola. A distribuição ficará a cargo das secretarias estaduais, que seguirão os protocolos clínicos estabelecidos.

Para o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer, José Carvalheira, a chegada do medicamento representa um marco. Segundo ele, o tratamento pode reduzir em até 50% a mortalidade e a recidiva do câncer de mama HER2-positivo.

“É um avanço significativo na oncologia nacional e chega em um momento simbólico, durante o Outubro Rosa. É uma vitória do povo brasileiro”, afirmou Carvalheira, durante coletiva no Aeroporto de Guarulhos, onde a carga foi recebida.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Traficantes tentam fugir, mas são presos na BR-487

Policiais do DOF prenderam dois jovens, de 18 e 28 anos, com mais de 50 Kg de drogas transportados em motocicletas paraguaias na BR-487,...

Novo prazo para regularização de imóveis rurais em áreas de fronteira

O Congresso Nacional aprovou o projeto de lei (PL 4.497/2024) que reabre o prazo para regularização de imóveis rurais em faixas de fronteira por...

Vereadora Luiza pede intervenção estadual na saúde de Campo Grande

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) anunciou que irá protocolar representação ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e ao Governo do Estado, solicitando intervenção...

Vereador Dr. Jamal apresenta novas solicitações de melhorias para bairros de Campo Grande

O Vereador Dr. Jamal Salem segue atuando de forma firme em defesa da população e protocolou novas indicações ao Executivo Municipal, com foco na...