O mercado de suco de laranja brasileiro enfrenta dificuldades para encontrar novos compradores além dos Estados Unidos, seu principal destino, que responde por cerca de 90% das importações do produto, segundo o pesquisador Renato Garcia Ribeiro, do Cepea. O Brasil responde por cerca de 80% das exportações para os EUA, dificultando o redirecionamento da produção para outros mercados.
Apesar da tentativa de antecipar entregas para os Estados Unidos, os baixos estoques e os gargalos logísticos brasileiros têm travado o processo. Além disso, a recente tarifa norte-americana de até 50% sobre o produto ameaça reduzir ainda mais a competitividade do suco brasileiro. Atualmente, há uma tarifa fixa de US$ 415 por tonelada, e a sobretaxa aumentaria os custos de importação.
Com isso, indústrias brasileiras estão evitando fechar novos contratos, operando principalmente no mercado à vista, onde o preço da caixa varia entre R$ 40 e R$ 45. O setor de suco de laranja é considerado o mais sensível às medidas tarifárias dos EUA, que impactam diretamente o agronegócio nacional.
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