SIDROLÂNDIA: Prefeitura inicia retirada de murta conforme lei municipal de proteção à citricultura

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semaa) e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e em parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), iniciou os trabalhos de retirada da planta murta (Murraya paniculata) em áreas públicas do município.

A ação atende ao que estabelece a Lei Municipal nº 2.309 de 2025, que proíbe o plantio, comércio, transporte e produção dessa espécie em todo o território municipal. A legislação foi instituída como medida de defesa fitossanitária da citricultura, considerando que a murta é planta hospedeira de pragas que afetam diretamente a produção de citros, especialmente o HLB (greening), uma das doenças mais severas da citricultura.

A atuação do município ocorre de forma integrada e complementar às ações do Governo do Estado, seguindo as orientações técnicas da Iagro, conforme previsto na legislação vigente.

O que estabelece a Lei Municipal nº 2.309

 Proibição do plantio, comércio, transporte e produção da murta.

 Criação de Áreas de Proteção Fitossanitária para defesa da citricultura.

 Obrigatoriedade de erradicação da planta em imóveis públicos e privados.

 Possibilidade de remoção compulsória em caso de descumprimento.

• Desenvolvimento de ações de orientação, fiscalização e educação fitossanitária.

Os proprietários que possuírem exemplares da planta devem providenciar a retirada. Em caso de descumprimento da lei, o responsável estará sujeito às seguintes medidas:

 Advertência, com concessão de prazo de até 90 dias para adequação, contados a partir da publicação no Diário Oficial, ocorrida em 17 de dezembro. Portanto, os moradores têm até o dia 17 de março para realizar a retirada.

 Aplicação de multa administrativa, que pode variar de 10 a 1.000 UFIS (Unidade Fiscal de Sidrolândia).

• Remoção compulsória das plantas, quando não houver regularização voluntária. 

• Interdição preventiva de áreas, nos casos em que houver risco grave, mediante laudo técnico.

A fiscalização será realizada pela Sedema, em conjunto com a Iagro. A população também pode procurar a Sedema para orientações técnicas e para a retirada de mudas, como parte das ações educativas previstas na lei. Atualmente, estão disponíveis mudas de amora, pitanga, ipê e tamarindo.

A medida tem caráter preventivo e educativo, com o objetivo de preservar a citricultura, proteger a economia local e garantir a sanidade vegetal no município, beneficiando produtores rurais, trabalhadores do campo e toda a população.

Anota aí

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Endereço: Rua Santa Catarina, 750, centro.

Telefone/WhatsApp: 67 99663-7116.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Neymar exalta amizade com Messi após retorno à Seleção

Neymar afirma que mantém contato constante com Messi e reforça admiração pelo craque argentino Após ficar 981 dias afastado da Seleção Brasileira, Neymar voltou a...

MS abre chamamento internacional para estruturar mercado de créditos de carbono e atrair investimentos

Primeiro edital da MS Ativos Ambientais busca parceiro estratégico para desenvolver projetos de carbono, restauração ecológica e REDD+, consolidando nova etapa da economia verde...

Padrasto é preso após esfaquear enteado em MS

Autor se apresentou à polícia e fez ameaças após o crime Homem de 52 anos foi preso em flagrante após esfaquear o enteado e ferir...

As Dez Mais

Terça, 23 de junho de 2024. Hoje é Dia das Viúvas. Logo mais as 19 horas acontece o 11º Leilão TopMS do Cavalo Criolo. Participem. Manchetes do...