segunda-feira, 24/11/2025

Referência no setor, Sanesul é finalista de 3 das 5 categorias do I Prêmio Nacional Universalizar

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é destaque nacional ao se classificar como finalista em três das cinco categorias do I Prêmio Nacional Universalizar, promovido pela Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento).

O prêmio visa reconhecer e celebrar os projetos inovadores e de grande impacto das companhias de saneamento do Brasil. Os projetos finalistas da Sanesul competem nas categorias Meio Ambiente, Justiça Ambiental e Transição Energética.

Ao todo, o prêmio contempla cinco áreas: Segurança Hídrica, Meio Ambiente, Justiça Ambiental, Transição Energética e Inovação. A seleção dos finalistas ocorreu após um rigoroso processo de avaliação, que escolheu os três melhores projetos em cada categoria.

A presença da Sanesul entre os finalistas ressalta o compromisso da empresa em contribuir para a melhoria do saneamento básico e da sustentabilidade, destacando-se em soluções inovadoras que buscam atender às necessidades hídricas e ambientais da população sul-mato-grossense e do país.

A empresa, pertencente ao governo de MS, está na disputa do prêmio com três projetos que promovem melhorias no saneamento e sustentabilidade.

A Sanesul disputa o melhor projeto nas categorias Meio Ambiente, com o  projeto “Desentupindo a Consciência: Agentes Comunitários Transformam o Uso da Rede de Esgoto em um Compromisso Coletivo”;  Justiça Ambiental, com o projeto “Retrofitting de Sistemas de Abastecimento de Água em Aldeias Indígenas do Mato Grosso do Sul: uma análise da eficiência em acesso, qualidade e equidade”, e Transição Energética, com “Parceria Pública Privado na Construção de Usinas Fotovoltaicas”.

De acordo com a programação, os vencedores serão premiados com troféus e a oportunidade de participar de eventos de grande relevância no setor: 1º lugar: Inscrições para o Congresso da Abes e Fitabes 2025 + hospedagem para os autores do projeto; 2º lugar: Inscrições para o Congresso da Abes e Fitabes 2025 para os autores do projeto e 3º lugar:  Inscrições para o Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2025 para os autores do projeto.

A premiação tem como objetivo valorizar iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade da água, redução de perdas, educação ambiental, inclusão social e soluções sustentáveis de energia. Além de proporcionar visibilidade e reconhecimento às práticas que estão transformando o setor de saneamento no Brasil.

As colocações dos finalistas serão anunciadas na Cerimônia de Premiação, a ser realizada nesta quinta, 14 de novembro, às 19h, durante o encerramento do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 Anos, em Brasília (DF).

No total, foram inscritos 47 projetos no I Prêmio Nacional Universalizar, sendo 11 em Segurança Hídrica, 8 em Meio Ambiente, 8 em Justiça Ambiental, 7 em Transição Energética e 13 em Inovação.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca que esses projetos refletem o compromisso com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

Segundo ele, ser finalista em três categorias do Prêmio Nacional Universalizar reforça que a empresa está no caminho certo para alcançar a universalização do saneamento em Mato Grosso do Sul, onde é responsável pela concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 68 municípios.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Ministra Cármen Lúcia alerta para riscos à democracia em conferência na Costa Rica

A ministra Cármen Lúcia, do STF e presidente do TSE, destacou durante conferência internacional na Costa Rica os riscos à democracia e a necessidade...

Prefeitura de Cassilândia denuncia furto de 54 pneus doados pela Receita Federal

A Prefeitura de Cassilândia registrou o furto de 54 pneus que haviam sido doados pela Receita Federal e estavam armazenados em uma sala trancada...

Motta promete ação rigorosa contra facções criminosas

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o projeto de lei destinado a combater o crime organizado representa a resposta...

Porção de maconha leva vice-prefeita à detenção em Sidrolândia

A vice-prefeita de Sidrolândia, Cristina Fiuza, foi detida nesta terça-feira durante o cumprimento de mandados da Operação Dirty Pix, conduzida pelo Gecoc do Ministério...