quinta-feira, 22/01/2026

Referência no setor, Sanesul é finalista de 3 das 5 categorias do I Prêmio Nacional Universalizar

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é destaque nacional ao se classificar como finalista em três das cinco categorias do I Prêmio Nacional Universalizar, promovido pela Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento).

O prêmio visa reconhecer e celebrar os projetos inovadores e de grande impacto das companhias de saneamento do Brasil. Os projetos finalistas da Sanesul competem nas categorias Meio Ambiente, Justiça Ambiental e Transição Energética.

Ao todo, o prêmio contempla cinco áreas: Segurança Hídrica, Meio Ambiente, Justiça Ambiental, Transição Energética e Inovação. A seleção dos finalistas ocorreu após um rigoroso processo de avaliação, que escolheu os três melhores projetos em cada categoria.

A presença da Sanesul entre os finalistas ressalta o compromisso da empresa em contribuir para a melhoria do saneamento básico e da sustentabilidade, destacando-se em soluções inovadoras que buscam atender às necessidades hídricas e ambientais da população sul-mato-grossense e do país.

A empresa, pertencente ao governo de MS, está na disputa do prêmio com três projetos que promovem melhorias no saneamento e sustentabilidade.

A Sanesul disputa o melhor projeto nas categorias Meio Ambiente, com o  projeto “Desentupindo a Consciência: Agentes Comunitários Transformam o Uso da Rede de Esgoto em um Compromisso Coletivo”;  Justiça Ambiental, com o projeto “Retrofitting de Sistemas de Abastecimento de Água em Aldeias Indígenas do Mato Grosso do Sul: uma análise da eficiência em acesso, qualidade e equidade”, e Transição Energética, com “Parceria Pública Privado na Construção de Usinas Fotovoltaicas”.

De acordo com a programação, os vencedores serão premiados com troféus e a oportunidade de participar de eventos de grande relevância no setor: 1º lugar: Inscrições para o Congresso da Abes e Fitabes 2025 + hospedagem para os autores do projeto; 2º lugar: Inscrições para o Congresso da Abes e Fitabes 2025 para os autores do projeto e 3º lugar:  Inscrições para o Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2025 para os autores do projeto.

A premiação tem como objetivo valorizar iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade da água, redução de perdas, educação ambiental, inclusão social e soluções sustentáveis de energia. Além de proporcionar visibilidade e reconhecimento às práticas que estão transformando o setor de saneamento no Brasil.

As colocações dos finalistas serão anunciadas na Cerimônia de Premiação, a ser realizada nesta quinta, 14 de novembro, às 19h, durante o encerramento do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 Anos, em Brasília (DF).

No total, foram inscritos 47 projetos no I Prêmio Nacional Universalizar, sendo 11 em Segurança Hídrica, 8 em Meio Ambiente, 8 em Justiça Ambiental, 7 em Transição Energética e 13 em Inovação.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca que esses projetos refletem o compromisso com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

Segundo ele, ser finalista em três categorias do Prêmio Nacional Universalizar reforça que a empresa está no caminho certo para alcançar a universalização do saneamento em Mato Grosso do Sul, onde é responsável pela concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 68 municípios.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Com forte demanda do campo, FCO teve recorde de financiamentos no Estado em 2025

O FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) injetou R$ 3,240 bilhões em Mato Grosso do Sul no ano passado. O volume é recorde e teve...

Haddad propõe que Banco Central passe a fiscalizar fundos de investimento

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou ao governo uma proposta para transferir ao Banco Central a fiscalização dos fundos de investimento, atualmente sob...

Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes

Ambiente moderno e adequado para transformar a vida dos estudantes. O município de Caarapó ganhou nesta quinta-feira (15) um pacote de obras que contou...

Foragido por homicídio é preso em Dourados

Renato Chaves Rodrigues (26) acusado de matar a pedradas o jovem Jhonatan Benites Bogarin, também de 26 anos, foi preso pela DEFRON no distrito...