terça-feira, 16/12/2025

Referência no setor, Sanesul é finalista de 3 das 5 categorias do I Prêmio Nacional Universalizar

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é destaque nacional ao se classificar como finalista em três das cinco categorias do I Prêmio Nacional Universalizar, promovido pela Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento).

O prêmio visa reconhecer e celebrar os projetos inovadores e de grande impacto das companhias de saneamento do Brasil. Os projetos finalistas da Sanesul competem nas categorias Meio Ambiente, Justiça Ambiental e Transição Energética.

Ao todo, o prêmio contempla cinco áreas: Segurança Hídrica, Meio Ambiente, Justiça Ambiental, Transição Energética e Inovação. A seleção dos finalistas ocorreu após um rigoroso processo de avaliação, que escolheu os três melhores projetos em cada categoria.

A presença da Sanesul entre os finalistas ressalta o compromisso da empresa em contribuir para a melhoria do saneamento básico e da sustentabilidade, destacando-se em soluções inovadoras que buscam atender às necessidades hídricas e ambientais da população sul-mato-grossense e do país.

A empresa, pertencente ao governo de MS, está na disputa do prêmio com três projetos que promovem melhorias no saneamento e sustentabilidade.

A Sanesul disputa o melhor projeto nas categorias Meio Ambiente, com o  projeto “Desentupindo a Consciência: Agentes Comunitários Transformam o Uso da Rede de Esgoto em um Compromisso Coletivo”;  Justiça Ambiental, com o projeto “Retrofitting de Sistemas de Abastecimento de Água em Aldeias Indígenas do Mato Grosso do Sul: uma análise da eficiência em acesso, qualidade e equidade”, e Transição Energética, com “Parceria Pública Privado na Construção de Usinas Fotovoltaicas”.

De acordo com a programação, os vencedores serão premiados com troféus e a oportunidade de participar de eventos de grande relevância no setor: 1º lugar: Inscrições para o Congresso da Abes e Fitabes 2025 + hospedagem para os autores do projeto; 2º lugar: Inscrições para o Congresso da Abes e Fitabes 2025 para os autores do projeto e 3º lugar:  Inscrições para o Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2025 para os autores do projeto.

A premiação tem como objetivo valorizar iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade da água, redução de perdas, educação ambiental, inclusão social e soluções sustentáveis de energia. Além de proporcionar visibilidade e reconhecimento às práticas que estão transformando o setor de saneamento no Brasil.

As colocações dos finalistas serão anunciadas na Cerimônia de Premiação, a ser realizada nesta quinta, 14 de novembro, às 19h, durante o encerramento do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 Anos, em Brasília (DF).

No total, foram inscritos 47 projetos no I Prêmio Nacional Universalizar, sendo 11 em Segurança Hídrica, 8 em Meio Ambiente, 8 em Justiça Ambiental, 7 em Transição Energética e 13 em Inovação.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca que esses projetos refletem o compromisso com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

Segundo ele, ser finalista em três categorias do Prêmio Nacional Universalizar reforça que a empresa está no caminho certo para alcançar a universalização do saneamento em Mato Grosso do Sul, onde é responsável pela concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 68 municípios.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Três Lagoas ganha centro de triagem de fauna

O Imasul inaugura nesta quinta-feira (11) em Três Lagoas o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), unidade inédita na região, resultado de mais...

Deputado Roberto Hashioka solicita pavimentação de rodovias estaduais próximas a Cassilândia

Na sessão plenária desta quinta-feira, 11, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou duas indicações para realização de pavimentação asfáltica em trechos das...

Rômulo Júnior grava projeto “Dose de Pancada” neste domingo (14) na Adega Número Um

A Adega Número Um, em Campo Grande, será palco neste domingo, dia 14, da gravação audiovisual do projeto “Dose de Pancada”, do cantor Rômulo...

Com repasses em dia, prefeitura cobra retomada do transporte coletivo da Capital

A Prefeitura de Campo Grande aguarda o cumprimento de decisão judicial que considerou abusiva, a greve deflagrada nesta segunda-feira (15) pelo Sindicato dos Trabalhadores...