Programa Pé-de-Meia beneficia 3,9 milhões de estudantes em 2024 e amplia combate à desigualdade educacional

Lançado no início de 2024, o programa federal Pé-de-Meia encerra o ano com mais de 3,9 milhões de estudantes do ensino médio de escolas públicas beneficiados em todo o Brasil. Voltado para jovens de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o programa é considerado a maior política de redução de desigualdades sociais do país, após o Bolsa Família.

Incentivo financeiro e educacional

O Pé-de-Meia oferece pagamentos mensais de R$ 200, complementados por depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano letivo aprovado, além de um bônus de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O total acumulado pode chegar a R$ 9,2 mil por estudante ao longo do ensino médio.

Com um investimento anual de R$ 12,5 bilhões, o programa é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) para reduzir a evasão escolar e estimular a conclusão do ensino médio, etapa da educação básica com os maiores índices de repetência (3,9%) e abandono (5,9%).

Impacto social

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o papel do programa na inclusão educacional: “Não podemos deixar ninguém para trás! O Pé-de-Meia complementa iniciativas que tornam a escola mais atrativa, promovendo igualdade e qualidade na educação”.

A evasão escolar é frequentemente motivada pela necessidade de trabalho para complementar a renda familiar, uma realidade apontada por 48% dos adolescentes em pesquisa do Unicef. Outros 30% relatam dificuldades em acompanhar as aulas.

Adesão e resultados regionais

Os estados com maior número de beneficiados são São Paulo (538.604), Bahia (410.639) e Minas Gerais (351.666). O programa contempla estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que preencham os critérios de renda e frequência escolar.

A adesão ao programa ocorre por meio das redes de ensino, que inscrevem os estudantes no sistema informatizado do MEC.

Redução de desigualdades

Grupos vulneráveis, como estudantes da educação quilombola, indígena, rural e especial, enfrentam taxas elevadas de repetência e evasão. Os dados reforçam a importância do Pé-de-Meia na mitigação dessas desigualdades.

*Agência Brasil

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Quedas de aviões agrícolas acendem alerta na segurança rural

Protocolos de segurança e resgate são reforçados em áreas remotas Acidentes com aviões agrícolas seguem chamando atenção no campo brasileiro, especialmente durante operações de pulverização...

Coronel David aponta fortalecimento da direita na América Latina e projeta Brasil como protagonista da mudança

O deputado estadual Coronel David (PL) publicou nesta semana um vídeo em suas redes sociais no qual analisa o cenário político da América Latina...

Militantes deixam Campo Grande rumo a agenda de Lula em Ponta Porã

Agenda presidencial prevê entregas e anúncios de infraestrutura Grupos de militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e de movimentos sociais deixaram Campo Grande na manhã...

Dr. Victor Rocha destaca valorização dos profissionais do SAMU em simpósio regional

Encontro discutiu protocolos, integração entre instituições e resposta a grandes emergências O presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, Dr....