terça-feira, 15/07/2025

Presídios de Mato Grosso do Sul são alvos de operação contra a comunicação entre criminosos

Os presídios de Mato Grosso do Sul são alvos da 5ª fase da Operação Mute, deflagrada pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública) nesta quarta-feira (24). A primeira unidade a ser revistada é a PED (Penitenciária Estadual de Dourados). 

O principal objetivo da operação é identificar e remover aparelhos celulares encontrados nas unidades prisionais para combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.

Pavilhões e celas estão sendo revistadas com suporte operacional do COPE (Comando de Operações Penitenciárias) para retirada de presos e garantia da segurança dos serviços. 

Em MS, a operação é supervisionada pela Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário) e pela Diretoria de Operações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). 

Além do estado sul-mato-grossense, mais de 16.700 policiais penais estão revistando os presídios de todo o Brasil até a próxima sexta-feira (26). A expectativa é apreender mais de 4 mil celulares e mais de 1,7 mil objetos perfurocortantes das celas.

Operação Mute

A Operação Mute recebeu esse nome em referência à palavra “mudo” em inglês, refletindo a intenção de silenciar a comunicação externa dos internos, focalizando especialmente na apreensão de dispositivos de comunicação proibidos, como telefones celulares. Os resultados das inspeções serão divulgados pela Senappen ao término da operação em todo o país.

fonte: midiamax

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Futuro Sustentável: projeto em presídio trabalha ODS, energia limpa e economia criativa com reeducandos

Reeducandos do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande) estão vivenciando uma experiência educativa transformadora por meio de atividades desenvolvidas na extensão escolar da Escola...

Em visita ao Instituto Misericordes, Vereador Otávio Trad ressalta a importância do trabalho do terceiro setor

O vereador Otávio Trad esteve no Instituto Misericordes Sicut Pater, entidade que realiza ações de amparo às crianças e famílias na região do Dom...

Campo Grande se destaca na patinação artística e será sede da Copa Pantanal com apoio da Funesp

Campo Grande reafirma sua posição de referência na patinação artística ao conquistar resultados expressivos no 10º Open Mundial de Patinação Artística e ser escolhida...

Mochi propõe restrição a veículos elétricos no Parque dos Poderes

Na última terça-feira, 8, o deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou um Projeto de Lei que visa restringir a circulação de veículos elétricos durante...