quarta-feira, 5/11/2025

Prefeitura recebe selo de mérito 2025 por vila dos idosos e homex

A Prefeitura de Campo Grande foi duplamente reconhecida com o Selo de Mérito 2025, nas categorias Atendimento Habitacional de Grupos Sociais com Necessidades Específicas e Regularização Fundiária e Edilícia. A honraria, considerada uma das mais importantes do país na área de habitação, será entregue durante o 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que acontece no dia 19 de setembro de 2025, em João Pessoa (PB).

A Prefeitura foi vencedora com projetos coordenados pela Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários. Entre eles, o Condomínio Vila da Melhor Idade, primeiro empreendimento de Campo Grande construído no modelo de locação social voltado à população idosa de baixa renda, e a regularização fundiária da Comunidade Homex, considerada a maior já realizada em Mato Grosso do Sul, que garantiu segurança jurídica e dignidade a mais de 1,3 mil famílias da Capital. Com essas iniciativas, a Emha é premiada pelo quinto ano consecutivo, reafirmando sua referência em habitação de interesse social.

O Selo de Mérito ABC/FNSHDU é concedido anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). O objetivo é reconhecer e divulgar projetos habitacionais de interesse social que contribuam para enfrentar problemas históricos como a irregularidade fundiária, o déficit habitacional e a falta de infraestrutura.

“Esse reconhecimento nacional mostra que estamos transformando vidas com políticas públicas que dão dignidade às pessoas. A Vila da Melhor Idade é um marco, porque assegura um lar digno para quem dedicou a vida inteira à nossa cidade. E a regularização da Homex levou justiça e segurança jurídica a milhares de famílias que conquistaram o direito de ter sua casa reconhecida legalmente. Sermos premiados pela quinta vez comprova que Campo Grande é hoje referência em habitação de interesse social no Brasil”, destaca a prefeita Adriane Lopes.

Para o diretor-presidente da Emha, Cláudio Marques, receber o Selo de Mérito 2025 reforça a relevância das ações desenvolvidas em prol da habitação de interesse social no município. “Esse reconhecimento comprova que Campo Grande está no caminho certo. A Vila da Melhor Idade e a regularização da Homex são projetos que garantem mais dignidade e qualidade de vida para as famílias. Essa conquista é fruto do trabalho da nossa equipe, mas também das famílias que já vivenciam as melhorias da regularização e das que serão beneficiadas com moradias na Vila da Melhor Idade”, destacou.

Inovação e dignidade para os idosos

O Condomínio Vila da Melhor Idade, localizado na Avenida Fábio Zahran, na Vila Carvalho, é pioneiro em Campo Grande ao adotar o modelo de locação social. São 40 apartamentos adaptados às normas de acessibilidade, voltados para idosos de baixa renda, com preços subsidiados.

O empreendimento foi planejado para oferecer segurança, inclusão e qualidade de vida, contando com áreas de convivência, salão multiuso, capela, elevador, corredores amplos e salões comerciais que auxiliam na manutenção do condomínio. O projeto também recebeu suporte internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reforçando sua relevância e inovação.

Um marco na regularização fundiária 

Outro projeto reconhecido foi a regularização fundiária da Comunidade Homex, uma das ocupações mais antigas e simbólicas de Campo Grande. Após quase uma década de luta, a comunidade, localizada no parcelamento Varandas do Campo II, no Bairro Centro-Oeste, Região Urbana do Anhanduizinho, teve seus imóveis regularizados, beneficiando mais de 4 mil pessoas.

A Emha conduziu todo o processo, desde o cadastramento e selagem das moradias até estudos técnicos de georreferenciamento, topografia e documentação. A regularização possibilitou que os moradores passassem a contar com infraestrutura básica como energia elétrica regular e o abastecimento de água tratada, promovendo cidadania e dignidade.

Histórico vencedor

Nos últimos anos, a Prefeitura vem acumulando reconhecimentos nacionais por seus programas e projetos habitacionais. Em 2021, recebeu o Selo de Mérito pelo projeto-piloto no Parque dos Sabiás; em 2022, venceu pelo reassentamento da Comunidade Indígena Estrela da Manhã, o microcrédito inovador Credihabita e mais de 5 mil regularizações pela iniciativa Regulariza Campo Grande; em 2023, foi premiada pelo Recomeçar Moradia; e em 2024, pelo reassentamento das 181 famílias da Comunidade Mandela.

Com esse histórico vencedor, a habitação de interesse social de Campo Grande se consolida como referência nacional em soluções habitacionais que aliam justiça social, inovação e respeito à dignidade humana. Demonstrando que é possível transformar políticas públicas em resultados concretos, capazes de mudar a realidade de milhares de famílias e projetar a Capital como exemplo para todo o país.

Compartilhar

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Lucas Lucco anuncia pré-venda de seu livro com brinde autografado

“Emoccionado”, primeiro livro de poesias do artista, será lançado em dezembro pela editora Planeta de Livros Brasil

Festival Africanidades celebra mês da consciência negra na UFMS

O Festival Africanidades começou ontem, segunda-feira (3), e segue até sexta-feira (7), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento celebra...

Homem é preso após ameaças de morte à ex-esposa em MS

A Polícia prendeu na última sexta-feira (31) um homem acusado de ameaças e descumprimento de medidas protetivas em Bataguassu. A prisão foi determinada após...

Histórico: Zohran Mamdani é eleito prefeito muçulmano e socialista em Nova York

Nova York acaba de eleger Zohran Mamdani como seu novo prefeito, tornando-se o primeiro muçulmano e socialista a comandar a cidade. Aos 34 anos,...