O Progressistas (PP) quer transformar o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, em protagonista nacional no debate sobre o combate à criminalidade. A meta é fortalecer seu nome para a disputa ao Senado em 2026 com apoio de Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. O partido adiou a filiação oficial de Derrite para 22 de maio, a fim de garantir presença de peso político no evento.
A sigla planeja usar sua fundação para promover fóruns regionais e nacionais de segurança com destaque para Derrite. O deputado Maurício Neves (PP-SP) sugeriu que ele conduza discussões sobre endurecimento do sistema penal na Câmara. Derrite, que é deputado licenciado, já atuou em projetos como o que restringiu a “saidinha” de presos.
Para o PP, a atuação técnica e o perfil linha-dura, respaldado por bons índices de criminalidade, fazem de Derrite um nome competitivo. Ele figura com cerca de 23% nas pesquisas ao Senado. A expectativa é que ele divida com Eduardo Bolsonaro as duas vagas disputadas por São Paulo.
Aliado de Tarcísio, Derrite também é visto como possível sucessor ao governo estadual em 2030.