A segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto contra intoxicações por metanol, começou a ser enviada nesta terça-feira (7). A entrega totaliza 1.125 ampolas distribuídas pelo Ministério da Saúde a nove estados. Foram enviados frascos para o Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.
O estoque é estruturado com apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantindo reposição conforme a demanda. Além disso, o Ministério adquiriu 2,5 mil unidades de fomepizol de uma empresa japonesa, que doou mais 100 unidades.
O lote com esse medicamento deve chegar ao Brasil ainda nesta semana e será distribuído conforme necessidade. Até a última segunda (6), foram registradas 217 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas adulteradas. Dessas, 17 foram confirmadas; outras 200 estão em investigação. Já os óbitos confirmados são dois, ambos em São Paulo.
Outros 12 óbitos suspeitos seguem em apuração em estados como Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba e Ceará. O estado do Rio de Janeiro lançou um painel público com dados atualizados sobre os casos, disponível no site Monitora RJ. O sistema ajuda a mapear as notificações e apoiar medidas de saúde e segurança pública contra fraudes com bebidas alcoólicas.