MS Ativo promove capacitações estratégicas para fortalecer a cooperação entre Estado e municípios.

O programa MS Ativo Municipalismo, do Governo de Mato Grosso do Sul, inicia na próxima sexta-feira (26) as capacitações estratégicas voltadas para gestores e agentes municipais. A iniciativa faz parte do novo momento da Fase 3 do programa, que visa fortalecer a cooperação entre Estado e municípios. Em formato de websérires, os encontros online serão realizados mensalmente, até dezembro, no YouTube da Escolagov.

Com o objetivo principal de fortalecer a troca de experiências entre o Estado e os municípios e aprimorar a gestão municipal, gestores e profissionais de diferentes áreas terão acesso a conteúdos que agregam valor ao trabalho diário nas prefeituras. A ideia é garantir a melhoria contínua e a implementação bem-sucedida de programas e serviços públicos, por meio de atuações mais eficientes e estratégicas, conectando desenvolvimento de capacidades institucionais.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira explica que estes encontros vão servir para os gestores e agentes municipais debaterem e ampliarem seus conhecimentos nas alternativas que se criam, a partir do desenvolvimento de projetos mais consistentes.

“Um dos temas que será debatido, é o foco em indicadores que aborda a lógica para construir todo um projeto, todo um conjunto de políticas públicas para mudar um determinado indicador já reconhecido nacionalmente. A ideia é fazer essa lógica virar uma cultura dentro dos municípios e no Estado e por isso a capacitação visa mobilizar esses gestores e agentes técnicos municipais, no sentido de alcançar o melhor resultado para a população”, destacou. 

A programação de cada encontro da websérie será divulgada no início de cada mês, e cada sessão contará com especialistas convidados abordando tópicos selecionados com base em um processo de escuta junto aos municípios. Esses temas serão relevantes para as 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul e estarão relacionados ao Programa MS Ativo. Além disso, ao longo dos meses, haverá encontros exclusivos com os 52 municípios que aderiram à fase 3, focados no monitoramento dos planos de ação elaborados conjuntamente no Programa MS Ativo.

Acesse a programação aqui.

MS Ativo – Fase 3

A terceira fase do programa MS Ativo tem como pilar a cooperação entre Estado e munícipios, buscando uma nova abordagem no municipalismo que foca na gestão baseada em evidências e orientada a resultados.

Para isso, juntos Estado e municípios elaboram estratégias para a superação dos desafios através de um trabalho multidisciplinar e em rede, com o compartilhamento de boas práticas nas áreas de saúde, educação e ambiente de negócios.

Ao todo, 52 municípios aderiram à fase 3 do programa, representando 76% da população de Mato Grosso do Sul, com potencial de impactar mais de 2,1 milhões de pessoas. Por meio da plataforma MS Ativo, foram elaborados 200 planos de ação pelos municípios, com quase 2 mil entregas a serem executadas em 2024. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Nioaque reúne famílias e torcedores em primeiro evento de transmissão da Copa do Mundo 2026

Mesmo com a previsão de chuva, a população de Nioaque compareceu em grande número ao Estádio Mauro Resstel na noite deste sábado (13) para...

Pantanal se reapresenta e inicia preparação para quartas de final do Brasileirão Feminino A3

Vitória nesta fase garante ao clube acesso a Série A2 do certame O Futebol Clube Pantanal retomou nesta segunda-feira (22) os trabalhos visando a sequência...

Jovem é detido por pichação e dano ao patrimônio público

Ocorrência envolveu resistência à abordagem policial e uso de spray A PMMS conduziu um jovem de 21 anos por pichação, dano ao patrimônio público, desobediência...

Visita de Lula a MS reforça articulação política do PT para 2026

Encontros políticos devem fortalecer alianças do campo democrático A visita do presidente Lula a Mato Grosso do Sul, marcada para a próxima quinta-feira (25), em...