quinta-feira, 25/12/2025

Lei do Cadastro de Pedófilos criada por Coronel David completa 7 anos em MS

O Cadastro Estadual de Pedófilos foi criado em 2017 através da lei n° 5.038, de autoria do deputado Coronel David (PL), representando um grande avanço no combate à pedofilia em Mato Grosso do Sul e serve até hoje como exemplo para os demais estados brasileiros. Há um ano foi sancionado o último dispositivo na lei do cadastro, também de autoria do parlamentar, que permitiu à população o acesso integral ao banco de dados desses criminosos no estado, respeitando o sigilo das investigações policiais.

Neste período, o deputado apresentou alterações à lei do cadastro a fim de aperfeiçoá-la e uma delas foi o dispositivo que permite o registro fotográfico da parte frontal do rosto, de modo a garantir a efetiva identificação dos criminosos. Outra mudança importante na lei, proposta por Coronel David, foi a proibição do ingresso em cargos públicos no estado, de condenados por crimes sexuais de pedofilia.

“Com essas alterações criamos uma ferramenta importante para a segurança de nossas crianças e adolescentes”, afirma Coronel David.

Todo cidadão tem direito ao acesso ao nome e à foto do pedófilo com condenação transitada em julgado, ou seja, condenados definitivamente pelos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O acesso aos dados completos dos criminosos como as características físicas, grau de parentesco, relação entre o pedófilo e a vítima, idade do criminoso e da vítima, circunstâncias e local em que o crime foi praticado, endereço atualizado do pedófilo e histórico de crimes, ficou restrito aos integrantes das Polícias Civil e Militar, Conselhos Tutelares, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.

O Cadastro Estadual de Pedófilos de Mato Grosso do Sul conta atualmente com mais de 500 nomes no banco de dados e está disponível pelo site www.sejusp.ms.gov.br.

“Vamos acessar o Cadastro de Pedófilos e conhecer o nome e o rosto desses criminosos que oferecem perigo às nossas famílias”, conclama o deputado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Estudo associa presença da Wolbachia à queda da dengue em Campo Grande

A atuação da SES (Secretaria de Estado de Saúde) como parceira institucional na implantação da estratégia com mosquitos infectados pela bactéria Wolbachia em Campo Grande integra...

Polícia Civil cumpre prisão de autor de assalto na Capital

A Polícia Civil de Campo Grande prendeu, nesta terça-feira (23), um homem acusado de roubo contra uma adolescente de 15 anos no bairro Santo...

Quando a comunidade se une, o Natal acontece de verdade

No sábado (20/12), o bairro Serraville viveu um Natal especial durante a realização do Festival de Natal do Projeto Serraville + Feliz, marcado pela...

Parto Surpresa: Escritório vira cenário de nascimento inesperado

Tatiane Rodrigues não imaginava que estava grávida até dar à luz duas filhas gêmeas em seu próprio escritório. Sem sintomas, sem pré-natal e acreditando...