O setor agrícola no Brasil está passando por uma grande transformação com o aumento do uso de inteligência artificial (IA). O Agtech Report 2023 prevê um crescimento de 300% na aplicação de IA até o final do ano. Ferramentas como sensores, drones e imagens de satélite estão revolucionando a análise de dados agrícolas.
A startup Sette, resultado da fusão entre A de Agro e Bart Digital, está liderando essa mudança ao oferecer soluções integradas para o financiamento agrícola. A plataforma Rural.Uno, por exemplo, já ajudou a desembolsar mais de R$1 bilhão em crédito, otimizando o monitoramento de safras e reduzindo custos. Empresas como Bayer e KPMG utilizam suas soluções para análise de crédito.
Outra inovação é a ATIVUS, que usa IA para agilizar a formalização de títulos e garantias agrícolas, reduzindo o tempo de processamento em até 85%. O diretor da Sette, Eduardo Souza, destaca que o verdadeiro desafio é a gestão e a transformação de dados em informações acionáveis, essencial para otimizar o uso de recursos e antecipar problemas como quebras de safra.