sexta-feira, 20/06/2025

Habite-se Declaratório completa dois meses em Campo Grande: veja como agilizar a regularização do seu imóvel

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), completa dois meses desde a assinatura do decreto que instituiu o Habite-se Declaratório. A medida objetiva facilitar a regularização de edificações, reduzindo a burocracia e acelerando o processo de emissão do documento.

O secretário municipal Ademar Silva Junior destaca que a nova modalidade veio para facilitar a vida de profissionais da construção civil e proprietários de imóveis. “Essa iniciativa agiliza o processo de regularização de imóveis em Campo Grande. O que antes levava mais de 30 dias agora pode ser resolvido em até três dias”, afirmou o secretário.

Para ser beneficiado com a medida, é obrigatório que os empreendimentos sejam uniresidenciais ou multiresidenciais, com no máximo cinco unidades. Residências unifamiliares ou pequenos condomínios também podem receber o benefícioDesde a implantação, a Prefeitura recebeu 132 solicitações da Carta de Habite-se por e-mail.

Se você se enquadra nos requisitos, veja como solicitar o Habite-se Declaratório acessando aqui e já separe os documentos necessários para preencher o requerimento.

  • Atestado de pré-análise assinado, junto com os documentos exigidos no termo de referência para emissão da Carta de Habite-se Declaratória;
  • Laudo técnico fotográfico, especificando os acabamentos executados, conforme o Manual de Cadastro Técnico;
  • O Atestado de Conformidade Urbanística também deve ser acompanhado do Atestado de pré-análise e seguir o modelo disponibilizado no site da Semades.

Lembrando que o pedido deve ser feiro após o responsável técnico pela execução da obra ou o profissional encarregado da regularização já ter preenchido a Declaração de Conclusão de Obra e o Atestado de Conformidade Urbanística, seguindo os modelos disponibilizados no site.

Além disso, todas as solicitações passarão por auditoria da Semades, que analisará a documentação e poderá solicitar informações ou ajustes conforme as normas urbanísticas e ambientais vigentes.

“Com o crescimento das construções na cidade, o Habite-se Declaratório surge como uma solução moderna e eficiente, permitindo que mais moradores entrem em seus imóveis de forma regularizada e dentro das normas legais”, frisa a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

O link para acessar o Termo de Referência e modelos de documentos necessários para a emissão do Habite-se Declaratório podem ser acessados aqui.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Briga entre torcedores de Botafogo e PSG marca jogo no Rose Bowl

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um confronto entre torcedores de Botafogo e Paris Saint-Germain durante a partida válida pela Copa do...

Caravina prestigia celebrações dos 110 anos de Três Lagoas

O deputado estadual Caravina participou no sábado (14) das comemorações pelos 110 anos de fundação do município de Três Lagoas. Acompanhado de lideranças políticas...

Prefeitura realiza primeiro sorteio do IPTU Dá Prêmios 2025 e contempla oito contribuintes

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) realizou na manhã desta quarta-feira (18) o primeiro sorteio do programa...

Arroba do boi sobe com oferta curta e exportações firmes

A arroba do boi gordo segue em alta neste mês de junho, impulsionada por uma oferta limitada de animais e demanda aquecida. Em São...