domingo, 7/12/2025

Governo de Mato Grosso do Sul firma parceria literária com o Paraguai durante 1ª Bienal Pantanal

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura (FCMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), deu um importante passo na consolidação da política de integração cultural sul-americana durante a 1ª Bienal Pantanal, assinando o Protocolo de Intenções do projeto “Encontros Literários: Aproximando Povos”, em parceria com a Biblioteca Nacional do Paraguai.

A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio literário entre os dois países, com ações de tradução, publicação, distribuição e lançamento de obras de autores sul-mato-grossenses e paraguaios. O projeto também prevê a realização de eventos literários nos dois territórios, estimulando o diálogo cultural e fortalecendo o papel da literatura como instrumento de integração e identidade regional.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes, ressaltou que a assinatura do protocolo representa mais uma ação concreta do Governo do Estado na valorização da cultura e na construção de pontes com países vizinhos.

“O Governo de Mato Grosso do Sul tem investido em políticas públicas que ampliam a visibilidade da nossa produção artística e literária. Este protocolo é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a cultura como vetor de desenvolvimento e diplomacia cultural. A Bienal Pantanal foi o cenário ideal para consolidar essa parceria, que certamente trará frutos duradouros”, destacou.

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Laércio Alves de Carvalho, enfatizou o papel da UEMS na formação e difusão do conhecimento produzido no Estado. “A UEMS tem uma forte atuação na pesquisa e no incentivo à literatura regional. Com essa parceria internacional, queremos transformar o que é estudado e produzido aqui em oportunidades de intercâmbio, de novas leituras e de reconhecimento mútuo entre os povos. É um orgulho fazer parte dessa iniciativa do Governo do Estado”.

Representando o Paraguai, o diretor da Biblioteca Nacional, Marco Augusto Ferreira, destacou a relevância da cooperação cultural para o fortalecimento das relações entre os dois países. “A literatura é uma ponte entre as nações. Ao nos aproximarmos por meio dos livros, reconhecemos nossa história e nossas semelhanças. Estamos muito honrados em iniciar este trabalho com Mato Grosso do Sul, que demonstra grande sensibilidade cultural”.

Com duração inicial de dois anos, o projeto “Encontros Literários: Aproximando Povos” prevê a tradução anual de obras, a contratação de profissionais da área e a realização de lançamentos bilíngues tanto em Mato Grosso do Sul quanto no Paraguai.

A assinatura do protocolo reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a integração cultural e o fortalecimento da literatura regional, consolidando a Bienal Pantanal como um marco de cooperação e valorização da produção literária sul-americana.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Detento é esfaqueado em Penitenciária da Fronteira

Um detento da Penitenciária Regional Pedro Juan Caballero foi esfaqueado nas costas durante uma briga ocorrida poucas horas após uma grande revista no local....

Fogo atinge central de Ceasa no RJ

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Pavilhão 43 da Ceasa, central de abastecimento do Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira, 3. O...

CORUMBÁ: Crise na liga de esportes coloca em risco o futuro do futebol na cidade

Corumbá, uma cidade que respira futebol e que, historicamente, registra média de público superior à de todo o Mato Grosso do Sul, volta a...

Leoa retorna ao zoológico após ataque fatal

A leoa Leona, que atacou e matou um jovem de 19 anos após ele invadir seu recinto no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa...