O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) reafirmou nesta semana seu apoio à realização de uma nova licitação para concessão da BR-163, rodovia que atualmente está sob responsabilidade da CCR MSVia. O parlamentar esteve na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, para tratar do futuro da concessão da estrada, considerada estratégica para o Mato Grosso do Sul.

Geraldo Resende defende que a CCR MSVia continue à frente da concessão, alegando que a empresa já possui amplo domínio sobre a estrutura da rodovia, com conhecimento técnico e operacional, além de projetos em andamento e logística estabelecida. Para ele, substituir a concessionária atual por uma nova empresa traria atrasos significativos.
— Embora muita gente, inclusive parte da classe política do Estado, defenda a troca de empresa, isso implicaria em começar todo o processo do zero, atrasando a duplicação e outras melhorias por pelo menos cinco ou seis anos — alertou.
A duplicação de trechos da BR-163 é uma reivindicação antiga da população sul-mato-grossense. A rodovia é o principal corredor de escoamento da produção de grãos e carnes do Estado, e o tráfego intenso exige infraestrutura moderna e segura. Muitos trechos ainda são de pista simples, o que contribui para o elevado número de acidentes graves.
— São inúmeros os acidentes registrados todos os meses, com vítimas fatais e danos irreparáveis às famílias e à economia regional. A duplicação é uma questão de segurança pública, de preservação de vidas e de respeito à população que utiliza a rodovia — afirmou o deputado.
O Tribunal de Contas da União (TCU) já homologou uma solução consensual que estabelece condições para destravar os investimentos na BR-163. Segundo Resende, a decisão garante segurança jurídica à nova licitação, prevista para ocorrer no próximo dia 22 de maio.
O novo contrato deverá incluir um cronograma completo de obras, como duplicação de trechos, implantação de contornos, faixas adicionais, vias marginais, passarelas, travessias urbanas, trevos, retornos, passagens para animais, iluminação e rotatórias.
A CCR MSVia confirmou sua participação no leilão. O edital determina que a empresa vencedora siga as diretrizes definidas pelo TCU, que foram construídas com base em acordo com a própria concessionária.
— Esse acordo tem o nosso apoio porque traz uma solução equilibrada, permitindo a retomada imediata das obras com maior eficiência e menor impacto ao interesse público. O mais importante é garantir que a BR-163 seja restaurada em sua totalidade, com segurança e qualidade para os usuários — destacou Resende.
O deputado disse que continuará acompanhando de perto o processo de licitação para assegurar que os interesses da população sul-mato-grossense sejam respeitados.
— Essa é uma rodovia vital para o nosso Estado. Precisamos de decisões técnicas, céleres e comprometidas com o desenvolvimento regional — finalizou.