domingo, 7/12/2025

Funtrab promove ações para integrar idosos ao mercado formal de trabalho

Aos 66 anos, o aposentado Faustino Pereira da Silva conseguiu, neste Dia Nacional da Pessoa Idosa (1º/10), ser contratado como jardineiro. Morador da região das Moreninhas, ele compareceu à Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e, devido sua ampla experiência, foi aprovado e contratado. 

Há um ano e meio aposentado, ele tentou passar por processos seletivos em outros locais, mas se sentiu discriminado algumas vezes, devido à idade e por ser aposentado. 

“Amanhã farei os exames pré-admissionais e começo a trabalhar nesta semana. A pessoa tem que acreditar, não desanimar, pois irá conseguir”, aconselha Faustino. Além do salário, o novo funcionário terá direito ao vale-transporte, vale-alimentação (R$ 300), cesta básica e bonificação de R$ 300 por função.

A Funtrab, vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio de ações inclusivas e de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, tem buscado integrar os idosos ao mercado formal e informal de trabalho.

Através de suas unidades pelo interior do Estado(Casas do Trabalhador) e programas de qualificação profissional – MS Qualifica, a Fundação oferece orientações, cursos e intermediação de vagas, conectando pessoas idosas com oportunidades adequadas ao seu perfil profissional.

O envelhecimento ativo, conceito amplamente difundido por órgãos internacionais, é um dos pilares dessas iniciativas. Ele preconiza a participação contínua dos idosos na sociedade, não apenas do ponto de vista econômico, mas também social e cultural, garantindo que permaneçam produtivos e integrados à comunidade.

A expectativa de vida em Mato Grosso do Sul, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021, é de aproximadamente 76 anos. Esse número reflete o aumento contínuo da longevidade no Estado, resultado de avanços em saúde, qualidade de vida e acesso a serviços públicos de qualidade.

Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, as políticas desenvolvidas pela fundação refletem essa visão, incentivando empresas a valorizarem a experiência dos trabalhadores idosos, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado. “O mercado de trabalho para essa faixa etária enfrenta desafios específicos, como preconceito, mas também oferece oportunidades, principalmente em setores que valorizam a experiência e o conhecimento acumulado ao longo dos anos”, justifica.

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a Funtrab esteve presente na Praça Ary Coelho e encaminhou os interessados ao Feirão da Empregabilidade da Funtrab, promovido nas terças-feiras.

O aposentado Wilson Pedro de Souza, 65 anos, desempregado desde fevereiro deste ano, teve conhecimento do evento pelo noticiário da TV Morena. Ele tem experiência de dez anos como jardineiro e zelador, daí compareceu na Fundação com a esposa, obteve encaminhamento para duas empresas nessas funções e está muito animado. “Trabalhar é bom para a saúde. Se a pessoa tem saúde, disposição pra trabalhar, não desista, nunca perca a esperança!”, comemorou o veterano.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Prefeitura incentiva servidores a participarem de programa de pós-graduação gratuito

A Prefeitura de Campo Grande convida os servidores municipais a aproveitarem uma oportunidade única de qualificação profissional. A Associação dos Municípios de Mato Grosso...

Aprovado projeto do deputado Pedrossian Neto que reconhece a associação dos pescadores de Porto Murtinho como Utilidade Pública Estadual

O projeto de lei do deputado estadual Pedrossian Neto, que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Pescadores Z6 de Porto Murtinho, foi...

Campo Grande registra 15.388 empregos em outubro, aponta Caged

O mercado de trabalho formal na região de Campo Grande registrou 15.388 admissões e 15.220 demissões em outubro, gerando um saldo positivo de 168...

Foragido da Justiça portuguesa é localizado em MS

A Polícia Federal prendeu, em Três Lagoas (MS), um cidadão português que figurava na difusão vermelha da Interpol por condenação relacionada ao tráfico transnacional...