sábado, 30/08/2025

Fim da escala de trabalho 6×1 pode aumentar custos e impactar na produção, avalia FCDLMS

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 pode impactar na produção e aumentar os custos operacionais da empresa. É o que avalia a presidente da FCDLMS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul), dra. Inês Santiago.

“A possibilidade de mudar a escala de trabalho é um risco para a estabilidade financeira das empresas. O que gera emprego é o desenvolvimento econômico impulsionado por políticas públicas favoráveis, não é a redução da jornada de trabalho, como quer a PEC. A mudança vai gerar custos adicionais e impactar até mesmo na produção. Com isso, o empregador teria que contratar mais trabalhadores, onerando a sua folha, para dar conta da mesma demanda diária e, consequentemente, terá que fazer cortes em outras áreas da empresa”, pontuou dra. Inês.

O assunto foi bem comentado nas redes sociais na semana passada. O objetivo do projeto é reduzir a jornada de trabalho sem afetar os salários ou benefícios dos trabalhadores.

A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) elaborou uma PEC, que está em processo de coleta de assinaturas para ser apresentada no Congresso Nacional. Dos oito deputados de Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira (PSDB) e Camila Jara (PT) se mostraram a favor do projeto.

A jornada 6×1 é a que o funcionário precisa trabalhar seis dias durante a semana para ter direito a um dia de folga. A proposta quer adotar jornada 4×3 no País, na qual os trabalhadores passariam a ter quatro dias de trabalho seguidos de três dias de descanso.

Além disso, existe a PEC 221/2019 que já está em trâmite no Congresso Nacional, mas está engavetada. Caso essa nova proposta consiga 171 assinaturas, será apensada à PEC de 2019.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Lia Nogueira propõe regras para informar consumidores sobre contratos bancários

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um projeto de lei que obriga bancos, financeiras e...

Caravina entrega recursos e reforça compromisso com saúde e educação em Nova Andradina

O deputado estadual Caravina cumpriu uma extensa agenda em Nova Andradina, onde oficializou a entrega de recursos e ouviu novas demandas da população. Durante...

Mais de 3 mil se inscrevem para acompanhar julgamento sobre tentativa de golpe

O STF recebeu 3.357 inscrições para acompanhar presencialmente o julgamento do "Núcleo 1" da Ação Penal 2668, que investiga uma tentativa de golpe de...

MS institui cordão roxo com borboletas para identificar pessoas com fibromialgia

Pessoas com fibromialgia em Mato Grosso do Sul agora têm um símbolo de identificação reconhecido por lei: o cordão de fita com laços roxos...