quarta-feira, 5/11/2025

Dr. Victor Rocha: Saúde de Campo Grande exige união, gestão técnica e soluções urgentes

O presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, vereador Dr. Victor Rocha (PSDB), se manifestou nesta segunda-feira (08), sobre a reestruturação da saúde pública em Campo Grande, após a exoneração da secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, e a instituição de um Comitê Gestor para conduzir a Sesau.

A medida, anunciada pela prefeita Adriane Lopes, coloca à frente do comitê a ex-secretária de Saúde de Iguatemi, Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli, além de outros cinco membros com funções administrativas, financeiras e jurídicas.

Situação crítica da saúde – Para Dr. Victor Rocha, a saúde da Capital vive um momento de alerta máximo, exigindo decisões rápidas e técnicas. O parlamentar, que também é médico mastologista e referência no SUS, destacou três problemas centrais:
• Falta de medicamentos e insumos nas unidades básicas de saúde;
• Déficit de médicos e profissionais da saúde, aumentando filas e tempo de espera;
• Escassez de leitos hospitalares, estimada em mais de 500 vagas necessárias, agravada pelo redirecionamento de atendimentos do Hospital Regional.

“Não basta trocar a liderança da Sesau. Precisamos garantir gestão eficaz e técnica, com foco na compra imediata de medicamentos, na ampliação de equipes médicas e na abertura de novos leitos hospitalares. A população não pode mais esperar”, afirmou Dr. Victor Rocha.

Defesa da nomeação de um secretário(a)

Embora reconheça a importância do comitê gestor neste momento de transição, o presidente da Comissão de Saúde defende que a cidade tenha um(a) secretário(a) de Saúde nomeado(a), com autonomia e capacidade técnica para dialogar com a rede e implementar medidas concretas.

“É imprescindível que o novo gestor ou gestora da Saúde tenha experiência, conhecimento técnico e compromisso com a população, com dedicação 24h por dia. O cidadão precisa de atendimento digno e rápido”, reforçou o vereador.

Propostas imediatas

Dr. Victor Rocha também elencou caminhos emergenciais:
• Compra de Medicamentos
• Ampliação de leitos em parceria com hospitais filantrópicos, como a Santa Casa, Hospital do Câncer Alfredo Abrão e particulares como: El Kadri, Clínica Campo Grande, Proncor e Pênfigo.
• Contratos transparentes que garantam segurança no financiamento da rede hospitalar;
• Fiscalização e auditorias para assegurar o uso correto dos recursos públicos.

Compromisso da Comissão de Saúde
À frente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, Dr. Victor Rocha reafirmou que seguirá conduzindo audiências públicas, fiscalizações e reuniões técnicas para acompanhar as ações da Sesau e cobrar soluções práticas.

“O momento exige união de esforços entre governo Federal, Governo Estadual e prefeitura de Campo Grande. Nosso compromisso é garantir que cada cidadão tenha acesso ao atendimento de saúde com dignidade, qualidade e respeito”, concluiu

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Zeca solicita construção urgente de duas pontes de concreto em Santa Rita do Pardo

Durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nessa quarta-feira (29), o deputado estadual Zeca do PT solicitou a elaboração...

Região de Campo Grande registra 16.269 admissões em Setembro, aponta Caged

Em todo país foram 2.292.492 admissões; Serviços liderou as contratações A região de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, registrou 16.269 admissões e 15.160...

Brasil registra menor desmatamento em Unidades de Conservação da Amazônia em 17 anos

O Brasil registrou resultados históricos no combate ao desmatamento em Unidades de Conservação Federais entre agosto de 2024 e julho de 2025. Segundo dados...

Bela Vista ganha ambulância semi UTI com recurso da senadora Soraya Thronicke

Nos últimos 5 anos, senadora destinou mais de R$ 5,5 milhões ao município O município de Bela Vista (MS) celebrou na última semana uma conquista importante...