sábado, 21/02/2026

Dourados lança campanha do agasalho “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”

Com o tema “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”, a Prefeitura de Dourados deu início, nesta terça-feira (8), à Campanha do Agasalho 2025, em um gesto que une poder público, sociedade e comércio local em torno de um objetivo comum: levar calor humano a quem enfrenta o frio e vive em situação de vulnerabilidade social. O lançamento aconteceu no Cras do Parque do Lago II e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, da vice-prefeita Gianni Nogueira, da secretária de Assistência Social Shirley Zarpelon, da primeira-dama Patricia Leite e de vereadores.

A campanha vai até o mês de agosto e pretende arrecadar agasalhos, roupas e cobertores em boas condições, que serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para facilitar as doações, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) espalhará caixas de coleta nos sete Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, em secretarias municipais, mercados, comércios, condomínios e na sede da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).

Durante o lançamento, o prefeito Marçal Filho destacou que um agasalho doado pode ser a diferença entre uma noite de frio intenso e o conforto mínimo para uma criança ou idoso. “Essa campanha é sobre empatia e amor ao próximo”, ressaltou. “Quando você doa, está ajudando alguém a enfrentar o frio com dignidade, está aquecendo almas, salvando vidas”, afirmou.

Ele ainda destacou o recente esforço da assistência social do município em atualizar cadastros do CadÚnico, o que tem sido fundamental para que as políticas públicas cheguem a quem realmente precisa.

A primeira-dama Patricia Leite, conhecida por seu envolvimento em ações sociais, reforçou o apelo à população. “Se você pode doar uma peça nova, doe”, enfatizou. “Mas se tem roupas em boas condições, elas também podem aquecer alguém”, continuou. “Temos muitas famílias em situação de vulnerabilidade e precisamos alcançar cada uma delas”, disse, ao lançar um desafio aos servidores públicos: descobrir qual secretaria consegue arrecadar mais doações.

A secretária Shirley Zarpelon explicou que, à medida que as doações forem chegando, elas serão direcionadas aos Cras da cidade, onde a triagem será feita com cuidado e respeito. Para valorizar a autonomia e a dignidade das pessoas atendidas, serão montados “varais solidários”, permitindo que cada um escolha o que realmente precisa. “Doar é um ato de amor”, ressaltou. “Esperamos contar com a solidariedade dos douradenses, empresas e instituições para que ninguém passe frio neste inverno”, declarou Shirley.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Inspetor Cabral também destacou a importância da campanha. Como guarda municipal, ele vivencia de perto a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Muitas vezes somos nós que oferecemos o primeiro acolhimento e sabemos como um agasalho pode ser essencial nessas noites geladas”, afirmou. “É uma ação muito importante”, reforçou. A Câmara também será ponto de arrecadação.

A Campanha do Agasalho 2025 é mais do que uma ação de arrecadação: é um convite à empatia, à solidariedade e à união. Em cada peça doada, há um gesto de carinho e esperança para cada família atendida, não só pelo agasalho, mas pela certeza de que não estão sozinhas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Chefe do Grupo Tático de MS é exonerado após prisão por tráfico

O policial penal Antônio Fernando Martins da Silva, chefe do Grupo Tático de Escolta (GTE) de Campo Grande, foi dispensado nesta sexta-feira (20) pelo...

Ponte Internacional da Rota Bioceânica entra na fase final com “beijo” entre os lados previsto para maio de 2026

Obra icônica para a economia sul-americana, a Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que vai ligar o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho a Carmelo Peralta,...

Equipes da GCZ aplicam vacina antirrábica na região do Anhanduizinho 

As equipes da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ) estão fazendo visitação domiciliar nesta sexta-feira (20) para aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos na...

Deputados de MS votam cadastro de condenados por violência doméstica

Nesta quinta-feira (12), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza sessão ordinária com votação de dois projetos importantes. Entre eles, o...