segunda-feira, 31/03/2025

Deputado Beto Pereira recebe Título de Sócio Benemérito da Associação Juliano Varela

Reconhecimento pela luta a inclusão de pessoas com síndrome de down

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) foi agraciado com o título de sócio benemérito da Associação Juliano Varela, uma entidade que há 30 anos se dedica ao atendimento gratuito de mais de 1.400 pessoas com deficiência intelectual em Campo Grande. A homenagem foi realizada durante o evento dessa sexta-feira (21), que celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down, promovendo alegria, inclusão e conscientização.

A co-fundadora da associação, Malu Fernandes, destacou a importância do reconhecimento e anunciou uma conquista significativa. “Zeramos a fila de atendimentos via SUS”, afirmou, enfatizando o crescente reconhecimento da associação, que tem ampliado sua capacidade de atendimento e recebido um número cada vez maior de solicitações. “Durante esses 34 anos de Juliano Varela, temos acompanhado o desenvolvimento de nossos atendidos, desde o nascimento até a fase de envelhecimento. Hoje, podemos ver indivíduos com síndrome de Down atuando no mercado de trabalho, graças ao atendimento de uma equipe multidisciplinar especializada”, diz Malu.

Desde sua fundação em 1991, a associação se destacou pela excelência no atendimento, oferecendo serviços nas áreas de saúde, assistência social e educação. A partir de 2019, o Centro de Atendimento Especializado em Reabilitação tem proporcionado serviços de neurologia, psiquiatria, pediatria, psicologia, nutrição, psicomotricidade e fonoaudiologia.

O deputado Beto Pereira, que destinou R$ 2 milhões para a entidade, reafirmou seu compromisso com a inclusão e a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da Juliano Varela. “Estamos falando de uma equipe extremamente treinada que transborda amor e carinho, o que é fundamental para que tudo funcione de uma forma adequada”, destacou.

Beto enfatizou a relevância de um diagnóstico precoce para as pessoas com síndrome de Down, defendendo que a identificação precoce aumenta significativamente as chances de progresso. “Quando o poder público deixa de apoiar ou não cumpre sua obrigação, cerceia a oportunidade de desenvolvimento dos jovens. Precisamos agir de forma proativa e garantir que o diagnóstico seja realizado de maneira eficaz”, afirmou Beto.

Na presença da primeira-dama do estado, Mônica Riedel, Beto destacou a importância do programa “Mãe Quem Cuida”, que apoia familiares de pessoas com deficiência. “Muitos pais e avós sacrificam suas vidas profissionais para cuidar de seus filhos, e, nesse contexto, o apoio do poder público é fundamental. É importante cuidar não apenas da pessoa especial, mas de toda a sua família”, elogiou o parlamentar.

Dia Internacional da Síndrome de Down

Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Associação Juliano Varela organizou uma gincana animada, reunindo atendidos, familiares e amigos em uma celebração marcada por atividades recreativas, esportivas e apresentações culturais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Saúde: Zé Teixeira pede investimentos para Dois Irmãos e Itaquiraí

Os problemas de saúde frequentemente trazem momentos de grande vulnerabilidade para as famílias. Para garantir o bem-estar da população nestes momentos de dor, o...

Prefeitura da cidade mais antiga do Brasil exalta parceria com Dakila Pesquisas

Por Rogério Alexandre Zanetti, jornalista Publicado no site oficial da Prefeitura da cidade de São Vicente a chegada dos pesquisadores do instituto Dakila Pesquisa à...

PSA Pantanal vai destinar R$ 1,4 bi por ano para quem ajudar a preservar o bioma e combater incêndios

O Governo de Mato Grosso do Sul vai remunerar quem preserva o Pantanal. A medida vale para produtores rurais, comunidades tradicionais, organizações de sociedade...

Ceasa-MS registra aumento de 105% no volume de produtos importados do exterior

Em 2024, o número de produtos importados do exterior mais que dobrou na Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). A instituição...