domingo, 13/07/2025

Coronel David apresenta Projetos de Lei para combater furto, roubo e o mercado ilegal de celulares em MS

Em resposta à crescente onda de furtos, roubos e receptações de celulares em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Coronel David (PL) apresentou nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa, dois Projetos de Lei que formam um pacote integrado para coibir e prevenir crimes relacionados a aparelhos móveis, um dos delitos patrimoniais mais comuns no Brasil.

O Projeto central institui a Estratégia Estadual Celular Seguro, uma política pública permanente que articula ações de rastreamento, bloqueio automático de dispositivos, fiscalização do comércio de usados e criação do selo “Celular Legal”, de certificação para lojas regulares. A proposta também prevê campanhas educativas e mecanismos de atuação conjunta entre operadoras, forças de segurança e o poder público.

“Estamos propondo uma estrutura legal moderna, eficiente e amparada na Constituição, que fecha o cerco ao mercado ilegal e tira a atratividade econômica do crime. Quem compra um celular roubado está financiando a violência. Precisamos interromper esse ciclo”, afirma o deputado.

A Estratégia Estadual Celular Seguro tem como eixos principais a criação de um banco de dados estadual de aparelhos com restrição (furto, roubo, extravio ou investigação criminal); o bloqueio automático da habilitação de dispositivos irregulares; a fiscalização e credenciamento obrigatório de comércios de usados; o Selo “Celular Legal” para empresas regulares; a integração entre operadoras, polícia e comércio; a obrigatoriedade de nota fiscal e documentação para venda de celulares e peças usadas; e campanhas educativas contra a receptação.

Empresas que descumprirem a Lei poderão sofrer sanções que vão de multa até perda de bens e interdição do estabelecimento. A proposta ainda autoriza a criação de um comitê gestor com representantes da segurança pública para monitorar e ajustar a estratégia continuamente.

Banco de Dados de IMEI

O segundo Projeto de Lei cria o Banco Estadual de Dados de IMEI (número de identificação único dos celulares), com acesso restrito às forças de segurança e plataforma pública de consulta para consumidores, permitindo verificar se um aparelho está vinculado a ilícitos antes da compra. O banco de dados, operado pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), reúne e organiza informações técnicas e criminais de celulares vinculados a ilícitos, além de permitir bloqueios automáticos por operadoras, com notificação ao usuário e à polícia. A proposta também oferece plataforma pública de consulta por IMEI para prevenir compras de aparelhos ilegais e amplia a integração com Judiciário, operadoras, Receita Federal, entre outros.

A consulta pública será gratuita, segura e compatível com celulares, assegurando o sigilo de dados pessoais e promovendo maior responsabilidade na aquisição de aparelhos.

Os projetos têm respaldo constitucional e se inspiram em iniciativas como a do estado do Piauí, que, com medidas semelhantes, reduziu em 44% o número de roubos de celulares. A legislação proposta não fere competências federais, mas atua de forma suplementar para adaptar a política de segurança à realidade local, com foco na prevenção, inteligência e controle de mercado.

“O crime se alimenta da impunidade e da facilidade. Vamos tornar mais difícil a vida de quem tenta lucrar com o que é do outro”, completa Coronel David.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Polícia encontra galpão de contrabando no Santo Eugênio

Dois rapazes, de 20 e 28 anos, foram presos na tarde de quinta-feira (10) após a Polícia Civil descobrir um galpão com produtos contrabandeados...

Para Famasul, aprovação da ratificação de fronteira no senado é avanço para segurança jurídica dos produtores rurais

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 1532/2025, de autoria do senador Nelsinho Trad e relatoria da senadora Tereza Cristina, que prorroga o...

Lidio Lopes defende agricultura familiar e mulher do campo em ação social

O deputado estadual Lidio Lopes participou neste sábado (5) da 4ª Ação Agro Social, realizada na Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo,...

Recorde no abate de Gado em MT em Junho

O estado de Mato Grosso registrou em junho o maior volume de abates bovinos já contabilizado para o mês, com 613,15 mil cabeças enviadas...