terça-feira, 17/02/2026

Conferência Regional reforça compromisso da prefeitura com a valorização do público LGBTQIA+

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vovó Ziza será palco, nesta quinta-feira (08), da “2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa LGBTQIA+ de Campo Grande e Região”, evento voltado à promoção e fortalecimento dos direitos da população LGBTQIA+.

A Conferência Regional é organizada por uma comissão composta por representantes da sociedade civil e do poder público e tem como objetivo principal aprofundar o debate sobre a implementação e o fortalecimento da Política Nacional LGBTQIA+.

A iniciativa, que conta com a participação de diversos municípios da região, como Sidrolândia, Teresina, Rochedo, Jaraguari, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Corguinho e Dois Irmãos do Buriti, é composta por quatro eixos temáticos essenciais para a garantia de direitos e inclusão social: enfrentamento à violência LGBTQIA+, trabalho digno e geração de renda, interseccionalidade e internacionalização, além da institucionalização da Política Nacional.

“A realização da conferência evidencia o compromisso da gestão pública com a promoção de uma sociedade igualitária, reconhecendo a importância de ouvir e envolver a sociedade civil na formulação de propostas que possam impactar positivamente a vida das pessoas LGBTQIA+”, afirmou a superintendente de Política de Direitos Humanos da SAS, Priscilla Justi.

A superintendente reforça a importância da participação da sociedade, além de representantes governamentais e da sociedade civil para garantir que as ações e políticas públicas atendam às necessidades reais dessa população, promovendo avanços concretos na garantia de direitos.

“Nosso objetivo é aprofundar o debate em torno dos temas prioritários definidos nacionalmente, promovendo a troca de experiências, a elaboração de propostas e a construção de estratégias conjuntas”, frisou a secretária de Assistência Social e Cidadania do município, Camilla Nascimento.

A palestra de abertura será ministrada pela secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, que irá abordar o tema “Avanços e Desafios sobre os Direitos da Pessoa LGBTQIA+ em Campo Grande”. Após a abertura do evento os participantes serão divididos em grupos de discussão para debater os temas dos eixos e elaborar propostas que serão enviadas para o evento estadual, que acontecerá em agosto e a Conferência nacional, a ser realizada em outubro, em Brasília.

Entre as principais propostas que serão discutidas na Conferência estão a implementação efetiva de políticas públicas que combatam a violência, promovam a inclusão no mercado de trabalho e reforcem a importância da interseccionalidade na luta por direitos. As inscrições para o evento estão encerradas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Jovem é preso com cocaína em travesseiro na MS-112

Suspeito transportava cerca de um quilo de droga e foi detido em flagrante pela Polícia Militar Rodoviária Um jovem de 21 anos foi preso em...

São Paulo garante vaga nas quartas do Paulistão

São Paulo venceu a Ponte Preta por 2 a 1 em Campinas e assegurou vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista 2026, onde...

Funsat oferta 1.237 vagas hoje

A Agência de Empregos da Funsat (Fundação Social do Trabalho) oferece, nesta sexta-feira (13), um total de 1.273 vagas. As oportunidades foram registradas por...

Ibama autua responsável por pesca ilegal de mero em Candeias (PE)

Ibama autua responsável por pesca ilegal de mero em Candeias (PE)Espécie ameaçada de extinção teve captura divulgada nas redes sociaisMulta de R$ 5 mil...