quinta-feira, 22/05/2025

Concerto do Catedral Erudita encanta público com canções medievais, modernas e árias de óperas

A noite desta quinta-feira (18) foi de pura beleza no Teatro Aracy Balabanian, no CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo), em Campo Grande. Com entrada franca, o trio Parcae, da França, e o grupo Brasil Opus Música, dirigido pelo maestro Eduardo Martinelli, apresentaram-se pelo projeto Catedral Erudita.

Realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o projeto teve início durante o Festival América do Sul em Corumbá, em novembro de 2023, e alcançou grande sucesso. Agora, expande-se para a Capital.

O grupo encantou o público com um repertório diversificado, incluindo canções medievais, músicas contemporâneas e árias de óperas. A quantidade de espectadores foi tão grande que foi necessário abrir uma sessão extra, que não estava prevista.

Trio Parcae, formado pelas sopranos Elise Gueroult, Léa Sirera e Fiona Fauchois, investiga a influência da música medieval na tradição europeia, trazendo à tona figuras esquecidas pela história e apresentando um repertório reestruturado com canções contemporâneas. Para Elise Gueroult, a noite foi muito prazerosa.

“Foi encantador essa comunicação com o público e também com os outros músicos. Nós nos encontramos numa apresentação em Barcelona, e então conversamos e decidimos trabalhar juntos”.

Brasil Opus Música, projeto inovador idealizado e dirigido pelo maestro e violonista Eduardo Martinelli, tem encantado os amantes da música com sua abordagem única à riqueza sonora do Brasil e do Pantanal.

Formado por músicos com vasta experiência internacional, o grupo já se apresentou ao lado de artistas de países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Suíça, Trinidad e Tobago, Coreia do Sul e Itália. O Brasil Opus Música celebra a diversidade musical do país e as tradições sul-americanas.

O maestro Eduardo Martinelli conta que o primeiro contato com as cantoras francesas do Parcae foi em Barcelona. “Estávamos fazendo uma série de apresentações, e elas se apresentaram ao final do concerto. Vi o material delas e, quando disseram que estariam no Brasil em julho, pensei que seria ótimo trazê-las para um concerto aqui. Fiquei muito feliz que tudo deu certo”.

Ele ressalta a importância da FCMS em trazer o trio francês para Campo Grande e realizar o projeto Catedral Erudita.

“A Fundação de Cultura é responsável por este projeto, que começou com o propósito de integrar a música de concerto nos grandes festivais do Estado. Agora, está se expandindo e já se tornou uma marca para o repertório de música clássica. A resposta do público tem sido excelente, como vimos hoje com a necessidade de uma segunda sessão”.

Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, destacou a relevância do evento. “Promover a música de concerto e expandir a cultura erudita para diversas regiões do estado é um compromisso que assumimos. O sucesso do projeto Catedral Erudita reflete o interesse e o apreço da nossa população pela cultura e pela música de alta qualidade”.

O diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, compareceu ao evento com sua família e se encantou com a beleza e a técnica do trio francês.

“O projeto Catedral Erudita surgiu no Festival América do Sul, em Corumbá, e trouxemos para Campo Grande após o maestro Martinelli nos apresentar o trio francês. A aceitação foi imediata, e a apresentação hoje comprovou a beleza e a técnica das cantoras. Seguiremos com o projeto até o final do ano, visitando dez municípios e finalizando com apresentações em Campo Grande”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Adolescente foge de casa após ser aliciada com bebidas, diz família

Uma adolescente de 12 anos fugiu de casa em Campo Grande após ser supostamente aliciada por uma mulher de 37 anos, que estaria oferecendo...

Investimento histórico leva novos equipamentos à UFMS

O ensino da saúde em Mato Grosso do Sul acaba de ganhar um reforço expressivo. Com mais de R$ 1 milhão em investimentos provenientes...

Sidrolândia decreta situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de doenças respiratórias

A Prefeitura de Sidrolândia decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de doenças respiratórias graves no município. O decreto foi assinado na...

Palmeiras “corta as asas” do Red Bull Bragantino

O Palmeiras venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, de virada, fora de casa, e assumiu a liderança do Brasileirão. A equipe...