Com reformas e inovações nas agências, Detran-MS encerra o ano com avanços em infraestrutura

Em um cenário de avanço tecnológico e digitalização acelerada dos serviços públicos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o órgão demonstra um compromisso fundamental com a infraestrutura física, um dos pilares essenciais da segurança viária: a Engenharia de Trânsito. A Diretoria de Engenharia do órgão finaliza 2025 com um balanço de entregas significativas que garantem melhorias estruturais para servidores e cidadãos do estado.

A diretora de Engenharia do Detran-MS, Maria Moura, ressaltou o papel vital do setor na segurança pública das vias e na qualidade do serviço prestados pelo órgão: “A engenharia de trânsito desenvolve um trabalho essencial para a segurança viária, reduzindo significativamente os índices de sinistros de trânsito por meio de sinalizações e planejamento eficiente. Nas agências, estamos nos empenhando para entregar ambientes cada vez mais adequados e acessíveis, com reformas que proporcionam maior qualidade de vida e produtividade no trabalho diário”, afirma.

Infraestrutura e Atendimento Humanizado

Entre as principais ações de melhoria na infraestrutura de atendimento ao cidadão, destaca-se a reforma completa da Agência em Angélica, assim como a manutenção realizada nas unidades de Dois Irmãos do Buriti e Terenos. Para garantir a continuidade das melhorias e trazer benefícios a agências que ainda não receberam intervenção, a diretoria licitou uma ata de manutenção predial para o ano de 2026.

Agência de Angélica – Foto: Paulo Klaizer

O grande marco da gestão, no entanto, é a expansão do modelo de Agência Integrada. Essa inovação, fruto de uma parceria estratégica com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e outros órgãos, concentra diversos serviços em um único espaço, promovendo agilidade e conforto ao cidadão. O modelo foi pioneiramente implementado na unidade Comper Itanhangá e rapidamente expandido para a Agência Sede e a Agência Híbrida em Dourados, que está em fase final de adequação.

O formato integrado já está em operação nas unidades de Corumbá, Santa Rita do Pardo e Shopping Três Lagoas, e a expansão continua com a adequação das agências de Douradina e do Shopping Campo Grande, que operarão no novo formato já no primeiro trimestre de 2026.

Estrutura Física que Sustenta a Inovação Digital

Para a Diretora de Engenharia do Detran-MS, Maria Moura, a principal entrega de sua diretoria é uma base física que, fundamentalmente, sustenta a operação digital, abrigando os sistemas, aplicativos e dados críticos do órgão.

Agência integrada do Comper Itanhangá

A evolução digital do Detran-MS, que nos últimos anos trouxe grande comodidade e agilidade aos usuários, depende de uma base técnica robusta conhecida como Data Center. “Estamos entregando o novo Data Center do Detran-MS, que vai garantir um segurança estrutural para toda a inovação tecnológica do órgão”, explica Maria Moura.

Com entrega prevista para dezembro de 2025 e início de funcionamento em 2026, o novo Data Center será instalado na sede do Detran em Campo Grande, possui uma infraestrutura confiável projetada para o armazenamento seguro de equipamentos essenciais, como servidores de alta potência, sistemas de armazenamento (HDDs, SSDs, NAS/SAN), roteadores, switches e firewalls, que processam e armazenam todos os dados críticos da autarquia.

Segurança Viária nas Cidades

Além das melhorias nas unidades de atendimento, a o Detran-MS investiu diretamente na segurança das vias. Foram concluídas importantes obras de sinalização horizontal e vertical nos municípios de Sidrolândia, Nioaque e Coxim. Em Corumbá, foi instalada uma nova estrutura de cruzamento semafórico, importante para atender a demandas específicas do Corpo de Bombeiros local, garantindo maior fluidez e segurança para o deslocamento de emergência.

O planejamento de 2026 já está em curso, incluindo a licitação da sinalização viária para atender às demandas de 11 municípios, com início de implantação previsto para janeiro.

Faixa de pedestre em Sidrolândia

“Essas ações evidenciam a valorização do atendimento ao público e a busca por excelência na prestação dos serviços do Detran-MS. Com ambientes modernizados e processos integrados, o órgão reforça o compromisso de inovar e humanizar, investindo em infraestrutura e soluções que transformam positivamente a relação entre o órgão e os usuários, garantindo que o Detran seja referência em gestão pública e atendimento de qualidade”, explica Maria Moura.

Mato Grosso do Sul possui todos os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, que transfere a responsabilidade de organização da segurança viária para as prefeituras. Mesmo assim, o Detran-MS acompanha as alterações e evoluções da engenharia de trafego dos municípios, através de consultorias prestadas pela Diretoria de Engenharia do órgão. Planejamento de redutores de velocidade, faixas de pedestres e outras intervenções na via, são acompanhadas.

Consultoria premiada

Apesar de Mato Grosso do Sul ser o primeiro estado com 100% dos municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) — o que delega às prefeituras a responsabilidade primária pela organização da segurança viária —, o Detran-MS mantém um papel ativo e crucial. Por meio de consultorias prestadas pela Diretoria de Engenharia do órgão, o Detran-MS acompanha ativamente as alterações e evoluções na engenharia de trânsito municipal, oferecendo suporte técnico especializado no planejamento de intervenções nas vias. “Nós visitamos os municípios, avaliamos as alterações que pretendem e ainda sugerimos as melhores intervenções baseadas em estudos”, conclui Maria Moura.

Esse trabalho com os municípios rendeu a Diretoria de Engenharia do Detran-MS o Troféu Parceiro CETRAN/MS 2025, à diretora de Engenharia, Maria Moura Borba de Oliveira, no último dia 05 de dezembro. Durante a premiação, a presidente do CETRAN/MS, Regina Duarte, enfatizou a importância do trabalho do Detran junto aos municípios. “O trabalho que apresentado pelo Cetran-MS, é resultado de uma integração entre os órgãos de trânsito que acontece em MS”, disse Regina.

Para Maria Moura, o reconhecimento é um incentivo e validação do caminho percorrido: “Acho bacana porque o reconhecimento significa que a gente está no caminho certo, que vem apresentando resultados”, comentou a diretora.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Coronel David aponta fortalecimento da direita na América Latina e projeta Brasil como protagonista da mudança

O deputado estadual Coronel David (PL) publicou nesta semana um vídeo em suas redes sociais no qual analisa o cenário político da América Latina...

Com atuação de frente fria, Defesa Civil alerta população para queda de temperatura em MS

Com previsão de mudança nas condições atmosféricas em Mato Grosso do Sul, a Defesa Civil do Estado alerta a população para a queda brusca...

Recapeamento da MS-162 atende demanda histórica e reforça compromisso com o desenvolvimento Sidrolândia

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro, comemorou a publicação da licitação para o recapeamento de 18...

Infraestrutura e desenvolvimento: Hashioka participa de agenda com Riedel em Anaurilândia

O deputado estadual Roberto Hashioka (Republicanos) acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 26, a agenda oficial do governador Eduardo Riedel (PP) na região leste de...