quinta-feira, 15/01/2026

Com o cardio em dia: você sabia que pular Carnaval também é uma forma de atividade física?

De sexta-feira (28) até a quarta-feira (5) é comemorado o Carnaval no Brasil. O Carnaval é uma festa de intensa energia e movimento, e a prática regular de atividade física pode contribuir significativamente para que os foliões aproveitem a celebração com mais disposição. A dança, que é a principal atração do Carnaval, pode ser considerada uma forma eficaz de exercício físico.

Seguir o trio elétrico, pular nos bloquinhos, e dançar pode trazer benefícios físicos como melhora da resistência cardiovascular, fortalecimento muscular e aumento da coordenação motora. Para você ter uma ideia, pular no bloquinho, dançando e se movimentando pode queimar de 300 a 500 calorias por hora. 

Para curtir o carnaval com responsabilidade, cuide do seu condicionamento físico, é importante respeitar os limites do corpo, para que não seja provocada nenhuma lesão. Além disso, a festa pode ser um pontapé inicial para a prática regular de atividades físicas, como a dança, zumba, hitbox e tantas outras, trazendo inúmeros benefícios para a saúde. 

Para a profissional de Educação Física, Amanda dos Santos de Oliveira, 29 anos, a dança, atividade mais comum no Carnaval, é uma boa prática de atividade física.

“A dança é uma forma de expressão corporal e traz inúmeros benefícios como melhorias no condicionamento físico, mais disposição, previne doenças. Além da questão psicológica, liberando endorfina e promovendo o bem-estar, e social, valorizando as tradições e fazendo novas amizades”.

Ela ainda ressalta que a prática regular de atividades físicas pode ajudar as pessoas a aproveitar melhor a folia. “Todo tipo de atividade física é muito bem-vinda e ajuda na disposição, acelera o metabolismo, a perda de calorias e aumenta a resistência para aproveitar da melhor forma o carnaval. Como a dança (ou a famosa zumba, na academia ou em centros de treinamento), o jump, musculação, caminhadas, corridas e várias outras”. 

A  profissional de Educação Física, também traz dicas para comemorar o Carnaval de uma forma mais saudável e responsável. 

“O carnaval é para todos, mas antes da folia, é interessante que haja uma prática regular de atividades físicas e ingerir alimentos leves que dão energia. Durante, a hidratação e a moderação no álcool são indispensáveis. Depois da festa, é recomendado descansar o corpo, fazer alongamento, repor os líquidos perdidos e se alimentar de forma saudável”.

Alguns riscos de curtir o carnaval sem um preparo físico adequado são exaustão, lesões (principalmente nas articulações), dores musculares e desidratação. Antes de sair para a folia é interessante realizar alguns alongamentos, exercícios de mobilidade e aquecimento. No mais, é só curtir o carnaval e ser muito feliz!

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Contrabando de agrotóxicos é flagrado pelo DOF em Ponta Porã

O DOF apreendeu 250 litros de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai em Ponta Porã, na MS-164, durante bloqueio próximo ao Trevo do Copo Sujo. Um...

IPVA 2026: optou pelo parcelamento? Confira os prazos e condições para pagamento

Os contribuintes de Mato Grosso do Sul que optaram pelo parcelamento do IPVA 2026 devem ficar atentos ao calendário de vencimentos definido pela Secretaria...

Vietnã Habilita Mais Frigoríficos Brasileiros para Exportar Carne Bovina

O Vietnã concluiu a avaliação técnica de quatro novos frigoríficos brasileiros, autorizando a exportação de carne bovina com osso e desossada. Com isso, o...

CEASA/MS garante alimentos essenciais para atletas

Com o início do ano, muitas pessoas passam a investir em atividades físicas, e a alimentação adequada é fundamental para bons resultados. A CEASA/MS...