sábado, 29/11/2025

Ciência e Inovação: Fundect amplia número de projetos e bolsistas contemplados pelo Pictec

Foi publicado sexta-feira (17), no Diário Oficial do Estado, a convocação de mais 50 projetos selecionados no Pictec 4, programa da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) que fomenta projetos de pesquisa científica e tecnológica propostos por professores do ensino médio ou técnico integrado de escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Com a nova convocação, o número de propostas contempladas passa de 200 para 250 e o número de bolsistas pode chegar a 1.250. Cada projeto é coordenado por um professor que receberá uma bolsa mensal de R$ 800 e poderá orientar até quatro estudantes da mesma escola, com bolsas de R$ 400 mensais, durante 12 meses. 

Dos projetos selecionados, 175 são da Rede Estadual de Ensino, 65 deles de Campo Grande e 110 de 31 municípios do interior. As escolas públicas federais, Colégio Militar e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), tiveram 75 projetos aprovados, em 10 municípios.

Professores-orientadores com projetos selecionados terão do dia 3 a 28 de fevereiro para indicar os estudantes bolsistas. Confira aqui as etapas para a contratação das propostas aprovadas no Pictec 4.

PICTEC

Coordenado pela Fundect, órgão do Governo do Estado responsável por gerenciar os investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o Pictec objetiva despertar a vocação científica e tecnológica ainda na Educação Básica, incentivando talentos potenciais entre professores e estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, do Instituto Federal e do Colégio Militar. 

A quarta edição bateu recorde com 500 propostas inscritas, com projetos de pesquisas nas áreas de Agronegócio, Bioeconomia, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Energias Renováveis, Biodiversidade, Saúde Animal, Saúde Humana, Tecnologias Sociais e Assistivas.

O programa vem gerando impactos positivos, principalmente na qualificação dos estudantes para prosseguirem seu aprendizado de modo continuado. Cerca de 60% dos bolsistas de edições anteriores ingressaram no Ensino Superior e 30% estão no mercado de trabalho.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mulher é agredida pelo marido enquanto segurava bebê de 10 meses

Um homem foi preso após agredir brutalmente sua companheira enquanto ela segurava sua filha de 10 meses em Corumbá. As agressões incluíram chutes, tapas,...

ALEMS declara Acamare de Rio Brilhante de utilidade pública

A ALEMS aprovou, nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei 267/2025, que reconhece a Associação de Catadores de Material Reciclável de Rio Brilhante (Acamare)...

Ação “Meu Bairro Limpo” começa segunda com foco no combate ao Aedes 

A Prefeitura de Campo Grande inicia nesta segunda-feira (1º) mais uma edição do “Meu Bairro Limpo”, mutirão de combate às arboviroses que tem como foco...

ARTIGO: Quem Lê, Cresce: A Leitura Como Arma Contra a Ignorância

Quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê. Ler vai muito além de decodificar palavras: é um exercício completo para o cérebro,...