segunda-feira, 14/07/2025

CCJR acata diretrizes para a valorização e empoderamento da mulher no campo

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) emitiu, nesta quarta-feira (8), parecer pela constitucionalidade e legalidade de nove matérias. As propostas seguem agora para votação em plenário.   

O destaque foi a aprovação do Projeto de Lei 53 de 2024, de autoria do deputado Lidio Lopes (Patriota), que estabelece diretrizes para a valorização e empoderamento da mulher no campo.

As diretrizes têm por objetivos estabelecer normas gerais e critérios básicos para fomentar a atividade rural das mulheres, com a sua inclusão qualificada na atividade agrícola e com o desenvolvimento de ações que resultem no respeito à sua capacidade produtiva e a suas potencialidades profissionais, bem como na garantia a sua plenitude emocional, física e psíquica.

Confira as proposições relatadas por Mara Caseiro (PSDB), Junior Mochi (MDB), Antonio Vaz (Republicanos), Caravina (PSDB) e Pedrossian Neto (PSD).

Pareceres favoráveis

Projeto de Lei 75 de 2024, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), institui a Semana de Conscientização do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), a ser realizada, anualmente, na semana da terceira sexta-feira do mês de outubro.

Da deputada Mara, o Projeto de Lei 68 de 2024 declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Lions Clube, com sede no município de Naviraí.

Projeto de Lei 70 de 2024 dá denominação ao edifício do Fórum da comarca de São Gabriel do Oeste. A homenagem ao magistrado Ricardo César Carvalheiro Galbiati (in memoriam), em razão do tempo em que foi magistrado naquela comarca e reconhecimento aos notáveis serviços prestados ao Poder Judiciário.

Projeto de Lei 77 de 2024, do deputado Caravina, concede o título de Utilidade Pública Estadual a Associação Amor Pela Vida Um Gesto de Amor, com sede em Campo Grande.

Projeto de Resolução 9 de 2024 concede Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

De autoria de Junior Mochi, o Projeto de Lei 79 de 2024 declara a Utilidade Pública da Associação de Desenvolvimento Rural do Beira Rio dos Produtores Rurais de Coxim.

De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei 92 de 2024 altera dispositivos da Lei 6.170 de 2023, estende até 31 de dezembro o prazo para recadastramento das famílias que fazem parte do Programa Energia Social: Conta de Luz Zero.

Projeto de Lei 65 de 2024, do deputado Roberto Hashioka (União), institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o “Dia da Agricultura Irrigada”, a ser comemorado, anualmente, em 15 de junho.

Parecer contrário

Por haver mecanismos legais com o mesmo tema, foi arquivado o Projeto de Lei 47 de 2024, da deputada Gleice Jane (PT), que dispõe sobre a formação continuada de servidores públicos estaduais, com objetivo de prevenir, enfrentar e combater a violência de gênero.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Quarta, 9 de julho de 2025 Hoje é o DIA da Revolução Constitucionalista de 1932. Manchetes dos jornais diários da Capital: Correio do Estado: Com teto de...

Homem atira em jovem após se ofender com música de corno no Jardim Colúmbia

Na noite do último domingo (13), um homem de 47 anos atirou contra um jovem de 27 depois de se sentir ofendido por uma...

ACP se reúne com a SED e debate avanços para a valorização dos/as profissionais da Rede Estadual

A diretoria da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), liderada pelo seu presidente, professor Gilvano Bronzoni, reuniu-se nesta quarta-feira (9) com o...

Casal gay é preso após comprar bebê por R$ 500

Um casal gay de São Paulo foi preso em flagrante na última sexta-feira (11), após tentar comprar um bebê recém-nascido por R$ 500 em...