O Castramóvel atenderá animais domésticos no próximo sábado (14), no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. O atendimento é gratuito e conta com apoio de equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
O atendimento será realizado das 14 ás 17 horas. Serão oferecidos diversos serviços: vacinação de cães e gatos contra a raiva, coleta de sangue para diagnóstico de Leishmaniose Visceral canina, acolhimento de denúncias de maus-tratos a animais e o cadastro para a castração de cães e gatos.
Para o cadastro de castração é necessário comprovar renda de até 3 salários mínimos, ou seja R$ 4.236. O CCZ também ressalta que não precisa levar o pet para fazer o registro.
Exame de Leishmaniose
O exame de Leishmaniose é rápido. Em apenas 15 minutos já é possível saber se o cão tem a forma visceral da doença, uma zoonose de evolução crônica que, se não tratada, pode levar a óbito em até 90% dos casos.
Ela é transmitida pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito-palha. A doença não tem cura, mas tem tratamento.
Os cães infectados têm como sintomas unhas grandes, magreza excessiva, feridas na orelha e cotovelos. A leishmaniose pode ser transmitida aos seres humanos afetando órgãos internos, como fígado, baço e medula óssea. Quando o exame do cão dá positivo para a doença, o tutor do animal tem duas opções: procurar atendimento veterinário ou optar pela eutanásia.
O atendimento no shopping Bosque dos Ipês será por ordem de chegada e, no caso do preenchimento do cadastro para castração não precisa levar o animal. A CCZ deve montar dois locais: um no estacionamento com o veículo do castramóvel e em outro ponto, dentro do shopping, com exposição de modelos didáticos de animais peçonhentos (aranhas, escorpiões) e morcegos, para esclarecer à população a respeito da prevenção.
Local da ação
O evento será realizado no Shopping Bosque dos Ipês
que fica na Avenida Cônsul Assaf Trad, 479, Parque dos Novos Estados, Campo Grande. O Horário de atendimento é das 14 às 17 horas.
fonte: midiamax