sexta-feira, 2/01/2026

Caarapó é selecionado para participar do Programa Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil

O município de Caarapó foi selecionado para integrar o Programa Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil. Trata-se de um projeto de formação de professores, pelo qual serão compartilhadas estratégias de como trabalhar a matemática com os alunos de forma mais aberta, criativa e visual, procurando incentivar o desenvolvimento da cultura do “ser matemático”, na qual será buscado construir a identidade do professor e do aluno como pensadores matemáticos.

Em Caarapó, foram selecionados três centros de Educação Infantil para participar do projeto, sendo os CMEIs Dona China, Frei Mateus e Aristides Maciel da Silva. No Estado, os outros municípios são Antônio João, Aral Moreira, Naviraí e Tacuru.

A formação se dará em forma de encontros presenciais quinzenais entre maio e outubro e os envolvidos serão os professores titulares da pré-escola e os coordenadores das instituições de Educação Infantil.

Para ingressar no projeto, Caarapó participou de um processo de seleção, no qual o pré-requisito era a participação em um encontro imersivo de dois dias sobre a abordagem Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil com a responsável pela Educação Infantil no município, juntamente com cinco coordenadores pedagógicos das instituições de Educação Infantil.

“Essa uma experiência inédita no Estado e no Brasil e acreditamos produzir conhecimentos sobre a importância do desenvolvimento das habilidades matemáticas desde a educação infantil para um maior desenvolvimento da aprendizagem das crianças e principalmente uma mudança de olhar do professor diante da matemática”, observa a coordenadora da Educação Infantil de Caarapó, Elaine Cristina Pacheco.

O programa é fruto da parceria com o Itaú Social, Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) de Mato Grosso e Instituto Sidarta.

O “Mentalidades Matemáticas” é uma abordagem pedagógica desenvolvida pela professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA), Jo Boaler, que incentiva discussões colaborativas e valoriza as diferentes maneiras de pensar a disciplina.

A iniciativa, agora adaptada para o contexto da pré-escola, considera o conhecimento matemático não como componente isolado, mas conectado com as vivências das crianças.

O projeto tem assessoria técnica da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS) e os responsáveis pelo seu desenvolvimento e implementação nos municípios selecionados são a Fundação Itaú Social e o Instituto Sidarta.

Recentemente, instituições de Educação Infantil de Caarapó receberam a visita dos representantes do Itaú Social, Monike Freire, da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica (FADEB/MS), Gabriel Felipe de Carvalho da Silva, e do Instituto Sidarta, Emília Gil.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Lesões No Futebol: São Paulo lidera contusões em uma década

Entre 2016 e 2025, os clubes da elite do futebol brasileiro registraram 8.090 lesões, com o São Paulo à frente, somando 483 afastamentos, seguido...

Acordo no MP garante manutenção dos serviços da Santa Casa e pagamento de médicos, destaca Dr. Victor Rocha

Campo Grande (MS) – A saúde pública de Campo Grande deu um passo decisivo nesta semana com a formalização de um acordo no Ministério...

Tragédia na BR-163: Caminhoneiro morre em tombamento de carreta

O gaúcho Douglas Betinardi, de 39 anos, morreu após a carreta que conduzia tombar na curva de acesso à Ponte Ayrton Senna, na BR-163,...

Bioparque Pantanal ganha destaque no cenário do turismo sustentável global

O ano de 2025 entra para a história do Bioparque Pantanal como um marco de crescimento, reconhecimento e consolidação institucional. Maior aquário de água...