quarta-feira, 19/11/2025

Caarapó é selecionado para participar do Programa Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil

O município de Caarapó foi selecionado para integrar o Programa Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil. Trata-se de um projeto de formação de professores, pelo qual serão compartilhadas estratégias de como trabalhar a matemática com os alunos de forma mais aberta, criativa e visual, procurando incentivar o desenvolvimento da cultura do “ser matemático”, na qual será buscado construir a identidade do professor e do aluno como pensadores matemáticos.

Em Caarapó, foram selecionados três centros de Educação Infantil para participar do projeto, sendo os CMEIs Dona China, Frei Mateus e Aristides Maciel da Silva. No Estado, os outros municípios são Antônio João, Aral Moreira, Naviraí e Tacuru.

A formação se dará em forma de encontros presenciais quinzenais entre maio e outubro e os envolvidos serão os professores titulares da pré-escola e os coordenadores das instituições de Educação Infantil.

Para ingressar no projeto, Caarapó participou de um processo de seleção, no qual o pré-requisito era a participação em um encontro imersivo de dois dias sobre a abordagem Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil com a responsável pela Educação Infantil no município, juntamente com cinco coordenadores pedagógicos das instituições de Educação Infantil.

“Essa uma experiência inédita no Estado e no Brasil e acreditamos produzir conhecimentos sobre a importância do desenvolvimento das habilidades matemáticas desde a educação infantil para um maior desenvolvimento da aprendizagem das crianças e principalmente uma mudança de olhar do professor diante da matemática”, observa a coordenadora da Educação Infantil de Caarapó, Elaine Cristina Pacheco.

O programa é fruto da parceria com o Itaú Social, Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) de Mato Grosso e Instituto Sidarta.

O “Mentalidades Matemáticas” é uma abordagem pedagógica desenvolvida pela professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA), Jo Boaler, que incentiva discussões colaborativas e valoriza as diferentes maneiras de pensar a disciplina.

A iniciativa, agora adaptada para o contexto da pré-escola, considera o conhecimento matemático não como componente isolado, mas conectado com as vivências das crianças.

O projeto tem assessoria técnica da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS) e os responsáveis pelo seu desenvolvimento e implementação nos municípios selecionados são a Fundação Itaú Social e o Instituto Sidarta.

Recentemente, instituições de Educação Infantil de Caarapó receberam a visita dos representantes do Itaú Social, Monike Freire, da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica (FADEB/MS), Gabriel Felipe de Carvalho da Silva, e do Instituto Sidarta, Emília Gil.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

SUS vai distribuir remédio inédito e moderno para tratar câncer de mama

O Ministério da Saúde anunciou essa semana a chegada do primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina ao Brasil. O medicamento é considerado de última geração e...

Indígenas invadem Blue Zone da COP30 e provocam confusão

Imagens divulgadas na terça-feira (11) mostram o momento exato em que manifestantes indígenas romperam as portas da Blue Zone da 30ª Conferência das Nações...

Prefeitura lança Matrícula REME 2026 e amplia em mais de 5 mil as vagas na Educação Infantil

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lança nesta quinta-feira (13) o processo de matrícula e rematrícula da...

MS terá três mega usinas de energia solar com potencial para suprir 63% do consumo atual do Estado

Iniciativa envolve parceria com a Casa dos Ventos, com investimento de R$ 5,12 bilhões O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Semadesc (Secretaria...