quarta-feira, 24/12/2025

Beto Pereira sai em defesa dos trabalhadores e solicita uma discussão equilibrada sobre a PEC 6×1: “A legislação trabalhista não pode retroagir”

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) se manifestou em defesa dos trabalhadores a respeito da proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da jornada de trabalho 6×1, reduzindo a carga máxima de 44 para 36 horas semanais. Porém, Beto diz que o assunto não pode ser tratado no “afogadilho”, sem uma discussão aprofundada.

O deputado propõe a criação de uma Comissão para discutir as consequências da medida, garantindo que não afete os salários e não resulte em desemprego. “Precisamos ouvir os empregadores e tornar público as experiências que já aconteceram fora do país”, sugere. Ele enfatiza a importância de uma análise abrangente que envolva todos os atores afetados pela mudança.

Beto levantou questionamentos sobre a adequação da nova proposta a diferentes segmentos da economia. “Hoje, já vivemos um ‘apagão’ de mão de obra. Será que todas as categorias e serviços se encaixam nessa nova proposta? Seja pela jornada 4×3 ou 5×2. Todas essas discussões precisam ser feitas de forma equilibrada”, disse o parlamentar.

Serviços essenciais e públicos os mais afetados

Além disso, Beto ressaltou que a legislação trabalhista “não pode retroagir” de maneira a prejudicar os trabalhadores, uma vez que essa medida impacta diretamente toda a população. O deputado destacou que a proposta atual, infelizmente, afeta não apenas os serviços essenciais, mas também os serviços públicos, em um momento em que é crucial garantir a continuidade da qualidade desses serviços.

Beto retornou ao país nesta quarta-feira (13) após representar o país, no Brasil Export 2024, que visitou os portos da Itália, Tunísia, Espanha e França para debater melhorias nas atividades portuárias com líderes empresariais. Em seu retorno ao Brasil, a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), autora da proposta, alcançou mais de 171 assinaturas para a matéria que está em tramitação na Câmara.

Por fim, Beto explicou que, PEC ao avançar, a Câmara começará a compor a comissão especial, da qual ele promete acompanhar de perto os debates e contribuir para que a discussão seja feita de forma plural e justa.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Após indicação do deputado Caravina, Governo do Estado reajusta valor do plantão da Polícia Civil

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou o Decreto nº 16.711, de 19 de dezembro de 2025, que reajusta de R$ 200 para...

Paulista relata alucinações ao nadar 76 km em volta da Ilha Grande

Eric Nakumo, de 41 anos, completou a volta a nado na Ilha Grande após percorrer 76 km em mais de 33 horas seguidas no...

Funsat oferece 1.283 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta

Trabalhadores em busca de uma colocação podem contar, nesta quinta-feira (18), com a oferta de 1.283 vagas disponibilizadas pela Funsat (Fundação Social do Trabalho)....

Ex-presidente Bolsonaro deve passar por cirurgia em Brasília

A defesa de Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a autorização para que o ex-presidente seja internado para a realização...