segunda-feira, 22/12/2025

Beto Pereira sai em defesa dos trabalhadores e solicita uma discussão equilibrada sobre a PEC 6×1: “A legislação trabalhista não pode retroagir”

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) se manifestou em defesa dos trabalhadores a respeito da proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da jornada de trabalho 6×1, reduzindo a carga máxima de 44 para 36 horas semanais. Porém, Beto diz que o assunto não pode ser tratado no “afogadilho”, sem uma discussão aprofundada.

O deputado propõe a criação de uma Comissão para discutir as consequências da medida, garantindo que não afete os salários e não resulte em desemprego. “Precisamos ouvir os empregadores e tornar público as experiências que já aconteceram fora do país”, sugere. Ele enfatiza a importância de uma análise abrangente que envolva todos os atores afetados pela mudança.

Beto levantou questionamentos sobre a adequação da nova proposta a diferentes segmentos da economia. “Hoje, já vivemos um ‘apagão’ de mão de obra. Será que todas as categorias e serviços se encaixam nessa nova proposta? Seja pela jornada 4×3 ou 5×2. Todas essas discussões precisam ser feitas de forma equilibrada”, disse o parlamentar.

Serviços essenciais e públicos os mais afetados

Além disso, Beto ressaltou que a legislação trabalhista “não pode retroagir” de maneira a prejudicar os trabalhadores, uma vez que essa medida impacta diretamente toda a população. O deputado destacou que a proposta atual, infelizmente, afeta não apenas os serviços essenciais, mas também os serviços públicos, em um momento em que é crucial garantir a continuidade da qualidade desses serviços.

Beto retornou ao país nesta quarta-feira (13) após representar o país, no Brasil Export 2024, que visitou os portos da Itália, Tunísia, Espanha e França para debater melhorias nas atividades portuárias com líderes empresariais. Em seu retorno ao Brasil, a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), autora da proposta, alcançou mais de 171 assinaturas para a matéria que está em tramitação na Câmara.

Por fim, Beto explicou que, PEC ao avançar, a Câmara começará a compor a comissão especial, da qual ele promete acompanhar de perto os debates e contribuir para que a discussão seja feita de forma plural e justa.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Cachara do Bioparque Pantanal se recupera e retorna ao aquário

Uma cachara que estava em quarentena no Bioparque Pantanal por cerca de três meses retornou ao aquário de visitação, após responder positivamente ao tratamento...

ITAPORÃ: Alunos atletas da APAE são homenageados no Paço Municipal

Os alunos atletas da APAE de Itaporã, que se destacaram nas XXIV Olimpíadas Especiais das APAEs, foram homenageados pelo município na manhã desta terça-feira...

Defensoria Pública reforça combate ao trabalho escravo em MS

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atua na prevenção, repressão e reparação de situações de trabalho em condição análoga à escravidão. O...

CBF altera horário da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco

A CBF anunciou, nesta terça-feira, mudança no horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco. A partida, marcada...