Ao todo, na manhã de hoje, 27, a prefeitura entregou cerca de 06 toneladas de alimentos para as famílias aquidauanenses referenciadas e assistidas pelo CRAS I São Pedro e no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família).
São hortifrutis comprados pela Prefeitura de Aquidauana por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), visando atender as famílias em situação de insegurança alimentar.
Nessa entrega de hoje, 60 famílias receberam kit alimentar contendo: abacaxi, abobrinha, berinjela, melão caipira, mandioca, melancia, cebolinha, salsa, maxixe e pães caseiros.
Os alimentos de hoje foram todos adquiridos pela prefeitura via PAA diretamente dos pequenos produtores dos Assentamentos Indaiás e, por sua vez, os pães caseiros, produzidos na aldeia Imbirussu.
Essa ação de entrega de alimentos tem uma grande importância, não só social e alimentar, mas movimenta a cadeia produtiva da agricultura familiar. A ação começa com o plantio no campo, onde os pequenos produtores têm incentivo e apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Produção e da AGRAER com assistência técnica.
Com tudo pronto, alimentos para a colheita, a Prefeitura de Aquidauana coordena o processo de compra e a Secretaria de Assistência Social faz a gestão do programa, identificação e atendimento das famílias para ganharem os kits.
“Graças a esse programa, a prefeitura consegue chegar com alimentos frescos na mesa das famílias assistidas e, por outro lado, conseguimos gerar renda para os pequenos produtores. Tem sido muito positiva a gestão do programa PAA na nossa cidade”, explicou Rose Bossay – secretária de Assistência Social no ato da entrega dos kits.
O programa PAA compra os alimentos produzidos pela agricultura familiar, através de dispensa de licitação e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e, ainda, àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelo Poder Público em ações de auxílio alimentar e nutricional e pela Rede Pública e filantrópica de ensino.
Este programa cumpre com o objetivo de ofertar gratuitamente os hortifrutis para as famílias, para que possam balancear a alimentação e atender quem está em situação de insegurança alimentar.