Com apoio da Prefeitura de Aquidauana e do Governo do Estado, nos dias 28 e 29 de junho, aconteceu na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Aquidauana, o Pantanal Tech MS.
![](https://bocadopovonews.com.br/wp-content/uploads/2024/07/image-2.png)
O Pantanal Tech MS promoveu vitrines, palestras, exposições e rodas de conversa voltadas ao desenvolvimento sustentável do Pantanal, envolvendo agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo.
No contexto do bioma, foram apresentados oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar incluir o Pantanal na temática da COP 30, observados os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
O evento trouxe centenas de pessoas para Aquidauana, movimentando toda a rede hoteleira da cidade, pousadas nos distritos de Camisão e Piraputanga, agregando e muito para a economia do município.
No sábado (29) pela manhã, o prefeito Odilon Ribeiro, junto com a primeira-dama Maria Eliza, o reitor da UEMS Dr. Laércio de Carvalho, o diretor do Campus – Tiago Pasquetti Junior, os vereadores e secretários municipais aquidauanenses, recebeu o governador do Estado – Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama de MS – Mônica Riedel.
“Agradeço a você Laercio e equipe por tudo que vocês idealizaram. Hoje a UEMS é um celeiro de novos profissionais do Agro, daqui saem centenas de profissionais de nível A e que ajudam muito Aquidauana. Governador nós temos muito a fazer, mas por ora temos a agradecer pelo que o senhor faz pela UEMS e por este evento fantástico, que traz tecnologia e promove a produção sustentabilidade e o diálogo entre todos”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.
Em seu discurso na Arena Paxixi, palco central do evento, o prefeito Odilon Ribeiro disse do crescimento do turismo no município, que tem gerado novos postos de emprego e renda, tem movimentado o setor imobiliário nos distritos e na cidade e a setor alimentício e hotelaria.
Prosseguindo, o prefeito conclamou ao governador Eduardo Riedel e à reitoria da UEMS para a futura construção de um projeto audacioso mas que impulsionará o turismo na região, com a construção de um teleférico e o funcionamento do Paxixi com uma PPP.
![](https://bocadopovonews.com.br/wp-content/uploads/2024/07/image-3.png)
“Governador, aqui a gente sonha com turismo pujante, que gere muito emprego, divisas e progresso. Aqui pode ter um teleférico descendo do Morro do Paxixi até a universidade, podendo inclusive ser uma opção de fonte de renda para a UEMS. Já compramos 50 hectares do Morro do Paxixi, temos um potencial muito grande no turismo e vamos fazer com a sua ajuda uma parceria público-privada (PPP) para que uma empresa vir administrar o Paxixi como parque, como um atrativo turístico estruturado, seguro e cada vez mais bonito”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
Em resposta, na solenidade, o reitor da UEMS – Dr. Laércio de Carvalho e o governador Eduardo Riedel, junto com demais autoridades e público presente, aplaudiram a proposta explicada pelo prefeito e sinalizaram com aprovação para o projeto.
O Pantanal TechMS contou com o apoio de 43 instituições parceiras e a participação de 59 empresas. O evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas, o ministro dos Povos Indígenas em exercício, Eloy Terena, o senador Nelson Trad, o deputado federal Vander Loubet, o deputados estaduais Zeca do PT e Renato Câmara, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, além de outras autoridades civis, secretários de Estado e militares.
O reitor Laércio de Carvalho ao fazer uso da palavra reforçou a importância do apoio e inventivo do Governo do Estado e da prefeitura de Aquidauana na realização do Pantanal Tech.
“Vocês acreditaram desde início neste evento que era um sonho e, hoje, está aqui realizado como um evento dessa magnitude. O apoio da prefeitura foi 100% em todos os sentidos, desde infraestrutura até apoio logístico e de pessoal, inclusive, com as equipes aqui trabalhando. Só temos a agradecer ao prefeito Odilon Ribeiro e toda sua equipe por essa parceria com a UEMS. Conte conosco!”, finalizou o reitor Laércio.
O governador Riedel destacou a integração de atores público e privado, além das instituições de ensino superior sul-mato-grossenses, com o objetivo de integrar uma rede de conhecimento compartilhada em prol do cidadão e da proteção do bioma Pantanal e, também, agradeceu o suporte dado pela prefeitura à UEMS.