quinta-feira, 16/01/2025

AQUIDAUANA: Prefeito Odilon destaca sucesso do Pantanal Tech, fala de parceria público-privada e teleférico do Paxixi à UEMS

Com apoio da Prefeitura de Aquidauana e do Governo do Estado, nos dias 28 e 29 de junho, aconteceu na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Aquidauana, o Pantanal Tech MS.

O Pantanal Tech MS promoveu vitrines, palestras, exposições e rodas de conversa voltadas ao desenvolvimento sustentável do Pantanal, envolvendo agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo.

No contexto do bioma, foram apresentados oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar incluir o Pantanal na temática da COP 30, observados os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

O evento trouxe centenas de pessoas para Aquidauana, movimentando toda a rede hoteleira da cidade, pousadas nos distritos de Camisão e Piraputanga, agregando e muito para a economia do município.

No sábado (29) pela manhã, o prefeito Odilon Ribeiro, junto com a primeira-dama Maria Eliza, o reitor da UEMS Dr. Laércio de Carvalho, o diretor do Campus –  Tiago Pasquetti Junior, os vereadores e secretários municipais aquidauanenses, recebeu o governador do Estado – Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama de MS – Mônica Riedel.

“Agradeço a você Laercio e equipe por tudo que vocês idealizaram. Hoje a UEMS é um celeiro de novos profissionais do Agro, daqui saem centenas de profissionais de nível A e que ajudam muito Aquidauana. Governador nós temos muito a fazer, mas por ora temos a agradecer pelo que o senhor faz pela UEMS e por este evento fantástico, que traz tecnologia e promove a produção sustentabilidade e o diálogo entre todos”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.

Em seu discurso na Arena Paxixi, palco central do evento, o prefeito Odilon Ribeiro disse do crescimento do turismo no município, que tem gerado novos postos de emprego e renda, tem movimentado o setor imobiliário nos distritos e na cidade e a setor alimentício e hotelaria.

Prosseguindo, o prefeito conclamou ao governador Eduardo Riedel e à reitoria da UEMS para a futura construção de um projeto audacioso mas que impulsionará o turismo na região, com a construção de um teleférico e o funcionamento do Paxixi com uma PPP.

“Governador, aqui a gente sonha com turismo pujante, que gere muito emprego, divisas e progresso. Aqui pode ter um teleférico descendo do Morro do Paxixi até a universidade, podendo inclusive ser uma opção de fonte de renda para a UEMS. Já compramos 50 hectares do Morro do Paxixi, temos um potencial muito grande no turismo e vamos fazer com a sua ajuda uma parceria público-privada (PPP) para que uma empresa vir administrar o Paxixi como parque, como um atrativo turístico estruturado, seguro e cada vez mais bonito”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.

Em resposta, na solenidade, o reitor da UEMS – Dr. Laércio de Carvalho e o governador Eduardo Riedel, junto com demais autoridades e público presente, aplaudiram a proposta explicada pelo prefeito e sinalizaram com aprovação para o projeto.

O Pantanal TechMS contou com o apoio de 43 instituições parceiras e a participação de 59 empresas. O evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas, o ministro dos Povos Indígenas em exercício, Eloy Terena, o senador Nelson Trad, o deputado federal Vander Loubet, o deputados estaduais Zeca do PT e Renato Câmara, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, além de outras autoridades civis, secretários de Estado e militares. 

O reitor Laércio de Carvalho ao fazer uso da palavra reforçou a importância do apoio e inventivo do Governo do Estado e da prefeitura de Aquidauana na realização do Pantanal Tech.

“Vocês acreditaram desde início neste evento que era um sonho e, hoje, está aqui realizado como um evento dessa magnitude. O apoio da prefeitura foi 100% em todos os sentidos, desde infraestrutura até apoio logístico e de pessoal, inclusive, com as equipes aqui trabalhando. Só temos a agradecer ao prefeito Odilon Ribeiro e toda sua equipe por essa parceria com a UEMS. Conte conosco!”, finalizou o reitor Laércio.

O governador Riedel destacou a integração de atores público e privado, além das instituições de ensino superior sul-mato-grossenses, com o objetivo de integrar uma rede de conhecimento compartilhada em prol do cidadão e da proteção do bioma Pantanal e, também, agradeceu o suporte dado pela prefeitura à UEMS.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Homem é morto com golpe de faca após briga na Nhanhá

Homem, até o momento não identificado, morreu com um golpe de faca no final da manhã desta quarta-feira (15), no Jardim Nhanhá. O crime...

Senadora Soraya Thronicke: Do Pantanal para o Brasil, uma liderança em ascensão

Soraya Thronicke, senadora por Mato Grosso do Sul, é uma das figuras mais destacadas da política nacional, reconhecida por sua determinação, autenticidade e visão...

Criança picada por mais de mil abelhas está estável, mas enfrenta desafios na recuperação

A criança de 6 anos que sofreu, ao menos, 1.100 picadas de abelhas no dia 1º de dezembro, em Sidrolândia, segue internada na enfermaria...

Agetran informa interdições de vias em Campo Grande para os próximos dias

A Agetran (Agência Municipal de Trânsito) informa que diversas ruas da cidade estarão interditadas nos próximos dias devido a obras e eventos. As interdições...