quinta-feira, 10/07/2025

Aquidauana dá passo histórico no turismo indígena sustentável e sediará projeto nacional

Na manhã desta terça-feira, 09 de julho, a Terra Indígena Limão Verde, em Aquidauana (MS), foi palco do lançamento oficial do projeto “Brasil, Turismo Responsável”, uma iniciativa pioneira do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que visa fortalecer o turismo de base comunitária em territórios indígenas de todo o país.

Entre as várias comunidades da região Centro-Oeste, a Terra Indígena Limão Verde foi escolhida para sediar o início desse importante projeto, que tem como principais objetivos: valorizar os saberes tradicionais indígenas, gerar desenvolvimento local com responsabilidade e incentivar práticas sustentáveis no turismo.

A cerimônia de lançamento, realizada no campo da aldeia, contou com a presença de diversas autoridades e lideranças, entre elas o prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico; os caciques Ademilson Souza (Limão Verde), Jaime Rafael (Buritizinho) e Paulo Amorim (Córrego Seco); a coordenadora geral de turismo responsável e sustentável do MTur, Carolina Favaro; o coordenador do projeto, professor Ricardo Lanzarini (UFRN); o vice-reitor da UFMS, Albert Schiaveto; Elvis Terena – coordenador da FUNAI-MS; e a coordenadora geral de promoção do bem viver indígena do Ministério dos Povos Indígenas, Sammy Oliveira.

Também marcaram presença a diretoria da UFMS/CPAQ, IFMS, UEMS, SEBRAE, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), além de lideranças indígenas e os secretários municipais: Pepeu Fialho (Cultura e Turismo), Humberto Torres (Meio Ambiente) e Wilsandra Béda (Educação).

O evento foi enriquecido com apresentações culturais, exposições de artesanato terena e falas técnicas sobre a estrutura e os objetivos do projeto. Um dos momentos mais simbólicos foi a assinatura do Termo de Compromisso entre MTur, UFRN e as aldeias Limão Verde, Buritizinho e Córrego Seco, formalizando a adesão ao projeto.

Durante o evento, o prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância dessa conquista para o município e parabenizou a comunidade indígena: “Hoje celebramos o início de um fato inédito para nossa cultura terena, a chegada de um projeto que vem valorizar a cultura, a natureza e promover o turismo sustentável em terras indígenas como fonte de renda para as comunidades. Desejamos sucesso a todos que fazem parte deste projeto, que certamente trará desenvolvimento e oportunidades para as comunidades indígenas. Contem com a prefeitura nesse projeto, somos parceiros!”

Carolina Favaro, do MTur, também enfatizou o papel do protagonismo comunitário no turismo sustentável: “Um dos pilares é a promoção do turismo de base comunitária, valorizando o protagonismo dos povos locais no desenvolvimento turístico e celebrando a riqueza cultural e natural de cada região.”

O projeto visa promover o turismo responsável nas comunidades indígenas, valorizando a cultura local e gerando oportunidades de desenvolvimento. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESC), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), do Programa DEL Turismo (SENAC MS) e da UFMS/CPAQ.

SOBRE O PROJETO

O “Brasil: Turismo Responsável” é uma iniciativa nacional do MTur e da UFRN com apoio de várias instituições, incluindo o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O projeto busca promover boas práticas de gestão turística, capacitando comunidades, gestores públicos e empreendedores para atuarem com responsabilidade e foco na sustentabilidade.

Entre as ações previstas na Terra Indígena Limão Verde estão: visitas técnicas para diagnóstico e planejamento; roteirização de atrativos e locais de visitação; oficinas de capacitação com os moradores; elaboração de um Plano de Negócios; criação de um Manual de Conduta para Visitantes; produção de um Mapa de Georreferenciamento da Comunidade.

De acordo com o professor Ricardo Lanzarini, coordenador do projeto, a UFRN e o MTur querem “trabalhar e apoiar a construção coletiva com a comunidade de um modelo de turismo correto, responsável e legal, com base na expertise da UFRN, para legitimar junto à FUNAI e trazer benefícios reais às comunidades daqui.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pepeu Fialho, ressaltou a importância estratégica da iniciativa para Aquidauana: “A chegada deste projeto à Aldeia Limão Verde representa uma oportunidade única para desenvolvermos um turismo que não apenas atraia visitantes, mas que também gere valor, preserve tradições e proteja a natureza.”

O lançamento do projeto em Aquidauana representa um marco na construção de um turismo mais justo, inclusivo e comprometido com a valorização das culturas tradicionais e a preservação do meio ambiente.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Terça, 8 de julho de 2025. Hoje é dia de Dia de Santa Maria Eufrásia Manchetes dos diários de Campo Grande: Correio do Estado: Ministério Público faz “blitz”...

Novo contrato é chave para transporte estável, diz Consórcio Guaicurus

Após a CPI do Ônibus apontar falhas no contrato vigente desde 2012, o diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, Themis de Oliveira, defende que apenas uma...

Jatinho faz pouso de emergência em aeroporto de SP

Um jatinho particular precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Estadual de Jundiaí, interior de São Paulo, na tarde de quarta-feira (9). O...

Explosão em posto de gasolina fere 20 em Roma

Duas explosões em um posto de gasolina na região sudeste de Roma deixaram na manhã desta sexta-feira (4) ao menos 20 pessoas feridas. O...