quarta-feira, 4/02/2026

SAS garante economia e agilidade na entrega de alimentos com apoio da tecnologia

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) implementou um novo modelo logístico que está transformando o atendimento às mais de 40 unidades da Rede de Assistência Social do município. O foco da reestruturação, segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, é a agilidade na distribuição de alimentos, garantindo que produtos secos e hortaliças cheguem pontualmente às unidades como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CCIs (Centros de Convivência de Idosos), unidades de acolhimento.

A peça-chave dessa eficiência é a adoção de um aplicativo desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec). A ferramenta permite o monitoramento em tempo real da frota, controle rigoroso de quilometragem e otimização de rotas. O resultado prático é uma economia superior a 50% nos gastos com combustível em apenas um ano de operação.

Além da economia financeira, a nova gestão do transporte profissionalizou o cotidiano do setor. O sistema agora centraliza o histórico de cada veículo, desde a guarda das chaves até termos de manutenção e inspeções diárias realizadas pelos motoristas.

 “Com o aplicativo, conseguimos fazer um relatório diário preciso. Se um veículo rodou 10 km e outro 150 km, nós cruzamos os dados para confirmar o deslocamento e garantir que todas as paradas foram cumpridas. Isso agiliza nosso serviço de atendimento às unidades, pois eliminou perdas de tempo e erros de percurso”, explica o gestor de frota da SAS, Diego Augusto Meireles Silva.

Impacto na Ponta

A agilidade logística reflete diretamente no atendimento dos usuários da Rede de Assistência Social do município. Para quem frequenta os Cras, como idosos e crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a pontualidade e a qualidade da comida são fatores importantes que contribuem com a frequência dos usuários nas atividades.

Dona Ana Agostinha Borges Silva frequenta o SCFV do Cras Canguru há quatro anos e destaca o rigor e os cuidados que a gestão tem com a alimentação dos usuários.  “A gente observa o carinho e a higiene desde a chegada do mantimento até o preparo. Percebemos que tudo é feito com muito amor e esse cuidado reflete no nosso psicológico”, disse.

Já Guilherme Santos de Freitas e Emilly Cristina de Carvalho,  ambos com 11 anos, elegeram o macarrão com frango e carne da unidade como seus pratos preferidos. “Eu venho três vezes por semana e gosto muito da comida. Adoro participar das atividades esportivas, principalmente de jogar futebol e participar dos passeios que a gente faz”, disse Guilherme.

Para garantir a excelência das refeições oferecidas, as nutricionistas da SAS elaboram cardápios diferenciados, que atendem os diversos públicos e faixas etárias da Rede. “Visitamos regularmente as unidades para orientar as merendeiras e também promover cursos de manipulação e higiene de alimentos”, pontua a nutricionista Kelly Satiko Harasaki. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Senar/MS amplia educação a distância no agro

Capacitação flexível permite aprendizado sem sair de casa O Senar/MS lançou uma plataforma de Educação a Distância que oferece 35 cursos gratuitos voltados ao setor...

PRF apreende metal raro na fronteira com a Bolívia

A PRF apreendeu, no sábado (31), em Corumbá (MS), 625 Kg de antimônio, metal raro utilizado em equipamentos eletrônicos, que entrava no Brasil de...

Operário vai a Alagoas enfrentar o ASA na segunda fase da Copa do Brasil

O Operário conheceu nesta quarta-feira (28) seu adversário na segunda fase da Copa do Brasil e vai até Alagoas enfrentar o ASA de Arapiraca,...

DOF apreende cigarros contrabandeados em Vila Vargas

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam neste domingo (1) dois veículos com 4.400 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai no distrito...