A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando, em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA), um amplo trabalho de sinalização ambiental, vistoria e organização dos acessos à Estação Ecológica Colorado — Unidade de Conservação de Proteção Integral instituída pela Lei Municipal nº 2.658/2019.

Com área total de 13.378 hectares, a Estação Ecológica Colorado está localizada integralmente no território aquidauanense e cumpre função estratégica na preservação integral dos ecossistemas naturais.
Para reforçar a segurança e assegurar o cumprimento das normas ambientais, equipes do 3º Grupamento Polícia Militar Ambiental da Barra do Aquidauana, lideradas pelo 3º Sargento Antonieto, realizaram nesta semana a instalação de sinalização de advertência, vistoria das áreas sensíveis, revisão de acessos para que possam executar o monitoramento na área protegida. “Após a abertura a pesca em 2026, a nossa equipe da PMA estará fiscalizando a área de proteção da Estação”, afirmou 3º Sgt Antonieto.
O comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental, 2º Ten PM Cícero Fabrini, destaca a importância da ação conjunta entre a PMA e a prefeitura. “Nosso trabalho aqui é garantir que a Estação Ecológica Colorado permaneça íntegra, segura e respeitada. A sinalização e as vistorias ajudam a proteger tanto o patrimônio ambiental quanto a população. É uma área extremamente sensível, que exige controle rigoroso e atuação técnica constante”, completou o comandante.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Humberto Torres, reforça que o trabalho integrado fortalece a política ambiental do município. “A Estação Ecológica Colorado é um patrimônio de valor imensurável para Aquidauana e para o Pantanal. Para nós da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trabalhar ao lado da PMA, com apoio do comandante Cícero Fabrini e sua guarnição, do Giuliano Costa Marques (proprietário da fazenda), nos ajuda a conhecer melhor aquela região, mapear e assegurar que todos os protocolos legais sejam cumpridos nessa Estação que é tão importante para o nosso bioma pantaneiro”, completou o secretário Humberto.
Importante destacar que, todo o acesso ao interior da Estação depende de autorização formal e expressa da Polícia Militar Ambiental e da Prefeitura, sendo restrito a equipes técnicas e pesquisadores qualificados, sob protocolos rigorosos. Ou seja, toda e qualquer atividade ou visita recreativa na Estação é proibida.
A Estação Ecológica Colorado é classificada como Unidade de Proteção Integral e a sede administrativa permanece na zona urbana de Aquidauana, devido ao histórico de circulação de grandes felinos e ao registro de um ataque fatal a ser humano nas proximidades da Estação.
A posição geográfica da Estação Ecológica Colorado garante continuidade territorial entre ambientes sensíveis, possibilitando a circulação, dispersão e manutenção genética de diversas espécies — incluindo as ameaçadas de extinção e grandes predadores naturais, como, por exemplo, a onça-pintada (Panthera onca).
Considerada uma das áreas de mais alta relevância ecológica da região, a Estação Ecológica Colorado estabelece conexão direta com o Pantanal Sul-Mato-Grossense, com os Rios Miranda e Vermelho e o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, formando um corredor essencial para a fauna, flora e o contexto todo do bioma pantaneiro.
Entre os principais elementos protegidos pela Estação estão: formações vegetais nativas de alta relevância mapeadas por SISLA / GeoMS / Embrapa; corredores ecológicos da fauna terrestre, avifauna migratória e ictiofauna; ciclos hidrológicos fundamentais para o Pantanal; habitats críticos de alimentação e reprodução de espécies sensíveis; e, também, os processos ecológicos indispensáveis para o equilíbrio ambiental regional.
Conforme planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as ações de educação ambiental relacionadas à Estação serão mantidas exclusivamente em formato remoto e institucional, sem atividades presenciais no interior da área protegida, por questões de segurança dos profissionais.
Com esse trabalho integrado, a Prefeitura e Polícia Militar Ambiental reforçam as ações para proteção da biodiversidade, a segurança da população e a preservação dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.
