segunda-feira, 9/02/2026

AQUIDAUANA: Polícia Militar ambiental e secretaria de meio ambiente reforçam ações e protocolos de proteção na estação ecológica colorado.

 A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando, em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA), um amplo trabalho de sinalização ambiental, vistoria e organização dos acessos à Estação Ecológica Colorado — Unidade de Conservação de Proteção Integral instituída pela Lei Municipal nº 2.658/2019.

Com área total de 13.378 hectares, a Estação Ecológica Colorado está localizada integralmente no território aquidauanense e cumpre função estratégica na preservação integral dos ecossistemas naturais.

Para reforçar a segurança e assegurar o cumprimento das normas ambientais, equipes do 3º Grupamento Polícia Militar Ambiental da Barra do Aquidauana, lideradas pelo 3º Sargento Antonieto, realizaram nesta semana a instalação de sinalização de advertência, vistoria das áreas sensíveis, revisão de acessos para que possam executar o monitoramento na área protegida. “Após a abertura a pesca em 2026, a nossa equipe da PMA estará fiscalizando a área de proteção da Estação”, afirmou 3º Sgt Antonieto.

O comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental, 2º Ten PM Cícero Fabrini, destaca a importância da ação conjunta entre a PMA e a prefeitura. “Nosso trabalho aqui é garantir que a Estação Ecológica Colorado permaneça íntegra, segura e respeitada. A sinalização e as vistorias ajudam a proteger tanto o patrimônio ambiental quanto a população. É uma área extremamente sensível, que exige controle rigoroso e atuação técnica constante”, completou o comandante. 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Humberto Torres, reforça que o trabalho integrado fortalece a política ambiental do município. “A Estação Ecológica Colorado é um patrimônio de valor imensurável para Aquidauana e para o Pantanal. Para nós da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trabalhar ao lado da PMA, com apoio do comandante Cícero Fabrini e sua guarnição, do Giuliano Costa Marques (proprietário da fazenda), nos ajuda a conhecer melhor aquela região, mapear e assegurar que todos os protocolos legais sejam cumpridos nessa Estação que é tão importante para o nosso bioma pantaneiro”, completou o secretário Humberto.

Importante destacar que, todo o acesso ao interior da Estação depende de autorização formal e expressa da Polícia Militar Ambiental e da Prefeitura, sendo restrito a equipes técnicas e pesquisadores qualificados, sob protocolos rigorosos. Ou seja, toda e qualquer atividade ou visita recreativa na Estação é proibida.

A Estação Ecológica Colorado é classificada como Unidade de Proteção Integral e a sede administrativa permanece na zona urbana de Aquidauana, devido ao histórico de circulação de grandes felinos e ao registro de um ataque fatal a ser humano nas proximidades da Estação.

A posição geográfica da Estação Ecológica Colorado garante continuidade territorial entre ambientes sensíveis, possibilitando a circulação, dispersão e manutenção genética de diversas espécies — incluindo as ameaçadas de extinção e grandes predadores naturais, como, por exemplo, a onça-pintada (Panthera onca).

Considerada uma das áreas de mais alta relevância ecológica da região, a Estação Ecológica Colorado estabelece conexão direta com o Pantanal Sul-Mato-Grossense, com os Rios Miranda e Vermelho e o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, formando um corredor essencial para a fauna, flora e o contexto todo do bioma pantaneiro.

Entre os principais elementos protegidos pela Estação estão: formações vegetais nativas de alta relevância mapeadas por SISLA / GeoMS / Embrapa; corredores ecológicos da fauna terrestre, avifauna migratória e ictiofauna; ciclos hidrológicos fundamentais para o Pantanal; habitats críticos de alimentação e reprodução de espécies sensíveis; e, também, os processos ecológicos indispensáveis para o equilíbrio ambiental regional.

Conforme planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as ações de educação ambiental relacionadas à Estação serão mantidas exclusivamente em formato remoto e institucional, sem atividades presenciais no interior da área protegida, por questões de segurança dos profissionais.

Com esse trabalho integrado, a Prefeitura e Polícia Militar Ambiental reforçam as ações para proteção da biodiversidade, a segurança da população e a preservação dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Funsat divulga 1.127 vagas de emprego nesta segunda-feira

Fevereiro segue com diversas oportunidades de emprego intermediadas pela Fundação Social do Trabalho (Funsat). Nesta segunda-feira (9), a pasta conta com a participação de...

Tele-eletrocardiograma agiliza diagnóstico e ajuda a prevenir infartos em Mato Grosso do Sul

O Tele-ECG (tele-eletrocardiograma) tem ampliado a rapidez no diagnóstico de alterações cardíacas e apoiado intervenções precoces na rede pública de saúde de MS De janeiro a...

Boletim Epidemiológico: MS registra 42 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 780 casos prováveis de Dengue, sendo 42 casos confirmados, em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Violência que se repete: Mais uma mulher é morta pelo marido

Vítima chegou a ser socorrida pelo filho, mas não resistiu aos ferimentos Janete Feles Valoes, de 45 anos, foi morta a facadas pelo companheiro, de...