domingo, 11/01/2026

Zeca pede investigação urgente contra despejo de resíduos da Usina Raízen em Rio Brilhante

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação solicitando investigações urgentes contra a Usina Raízen, localizada na Fazenda Passatempo em Rio Brilhante-MS.

Segundo depoimentos de agricultores familiares e moradores próximos à Fazenda Passatempo, a Usina Raízen está despejando indiscriminadamente um resíduo líquido sem tratamento e de mau cheiro conhecido como vinhaça, às margens da rodovia MS-455, também chamada de “Estrada da Gameleira”.

A ação ilegal está provocando grande transtorno aos moradores e agredindo o meio ambiente local, configurando-se como uma grave violação ambiental e de saúde pública.

“Conforme as imagens gravadas em denúncia dos agricultores familiares da região, a usina vem realizando o despejo indiscriminado de vinhaça, líquido obtido a partir do processamento da cana-de-açúcar. A prática vem causando sérios transtornos às famílias que residem nos assentamentos próximos à usina, em razão do forte odor proveniente do resíduo, prejudicando a qualidade de vida da população local e levando sérios riscos à saúde e ao meio ambiente da região”, justificou o parlamentar.

A indicação de Zeca tem base em ofício enviado pela vereadora do Município de Sidrolândia, Edilaine Tavares (PT), que externa o descontentamento dos agricultores familiares moradores de assentamentos próximos à Usina Raízen em Rio Brilhante.

“Mais uma denúncia, mais uma vergonha, mais um exagero da fazendeirada que não se compadece com a saúde do povo e quer lucrar a qualquer custo. Fazendeirada terrível e conservadora que esse estado tem. Precisamos de investigações urgentes por parte dos órgãos competentes, com as devidas medidas para punição aos responsáveis por este crime ambiental”, complementou o deputado e ex-governador Zeca do PT.

Para tanto, Zeca encaminhou a solicitação ao Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Ávila Milhan Junior, ao Diretor-Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges Barros de Araújo, bem como, ao Comandante da Polícia Militar Ambiental de MS, Coronel José Carlos Rodrigues.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Prefeitura reinstala iluminação no Viaduto Mascarenhas e na Av. Heráclito Figueiredo

Após cobrança formal do vereador Ronilço Guerreiro, a Prefeitura de Campo Grande realizou a troca de fiação e a colocação de lâmpadas na região...

Larápio cai de árvore ao furtar cabos e acaba preso em Dourados

Um homem foi preso em flagrante nesta segunda-feira (5) após tentar furtar cabos de telefonia no bairro Parque das Nações, em Dourados. Durante rondas,...

Aprovado medicamento inédito para tratamento da doença de Alzheimer

A Anvisa aprovou o lecanemabe, anticorpo monoclonal que representa um marco inédito no tratamento da doença de Alzheimer no Brasil. O medicamento é indicado...

Agepen reforça humanização no sistema prisional de MS

Em Mato Grosso do Sul, a Agepen investe em humanização e ressocialização, oferecendo saúde, educação, trabalho e promoção social para pessoas privadas de liberdade....