sexta-feira, 19/09/2025

Setembro Amarelo: piquenique no parque celebra vida e cuidado com a saúde mental

Em uma manhã de sol no Parque das Nações Indígenas, o que se via era alegria espalhada em forma de risadas, abraços e conversas. O cenário era de piquenique, mas também de acolhimento: pacientes dos sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campo Grande e moradores de residências terapêuticas se reuniram nesta sexta-feira (19) para celebrar a vida e falar, de maneira leve e coletiva, sobre saúde mental.

A ação, parte da campanha Setembro Amarelo, trouxe um respiro de descontração para quem enfrenta diariamente o peso do estigma. “Uma ação assim é muito importante perante a sociedade, porque o paciente do CAPS é discriminado”, conta Rosemary Ramos Marinho, 48 anos, que há oito anos faz acompanhamento em uma das unidades.

Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Campo Grande tem fortalecido a Rede de Atenção Psicossocial, garantindo atendimento 24 horas nos CAPS, ampliando as equipes multiprofissionais e promovendo ações de integração como essa. A gestão também tem trabalhado para que a saúde mental seja tratada com prioridade, aproximando os serviços da comunidade e estimulando o cuidado em liberdade, com acolhimento e dignidade.

Rosemary lembra que, durante muito tempo, pessoas com transtornos mentais eram afastadas da vida em comunidade. “Antigamente, pessoas com problemas psiquiátricos eram colocadas em manicômios, muitas vezes para que a própria família as escondesse. Hoje, graças a Deus, temos o CAPS, com profissionais que nos acolhem muito bem”, diz emocionada.

Para J. A., 32 anos, o encontro no parque reforça a importância do vínculo entre pacientes e profissionais. “Aqui está a reunião das pessoas que fazem o bem para nós, recebendo de volta o bem”, resume. Em tratamento no CAPS AD IV há quatro anos, ele ressalta que a primeira etapa da recuperação é a autoaceitação. “O tratamento começa quando a gente aceita que tem a dependência. Sem isso não tem como melhorar.”

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Lanúbia Garcia, explica que qualquer pessoa em sofrimento ou em crise pode buscar apoio nos CAPS. “O atendimento inicial é feito independentemente do local ou horário. Depois, o paciente é direcionado para a unidade de referência para dar continuidade”, detalha.

Onde encontrar apoio em Campo Grande

Hoje, a cidade conta com sete unidades de CAPS, todas com funcionamento 24 horas:

  • CAPS AD IV Álcool e Drogas – Rua Theotônio Rosa Pires, 19 – Jardim São Bento  
  • CAPS AD III Guanandi – Rua Manuel da Costa Lima, 3272 – Bairro Guanandi  
  • CAPS III Afrodite Doris Contis – Rua São Paulo, 70 (esq. c/ Rua Pedro Celestino) – Monte Castelo  
  • CAPS III Margarida – Rua Itambé, 2939 – Vila Rica  
  • CAPS III Aero Rancho – Rua Manuel da Costa Lima, 3272 – Bairro Guanandi  
  • CAPS III Vila Almeida – Rua Marechal Hermes, 854 – Vila Almeida  
  • CAPS Infantojuvenil – Rua São Paulo, 70 (esq. com a Rua Pedro Celestino) – Monte Castelo  

Além dos CAPS, pacientes em crise podem procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou qualquer unidade de urgência e emergência. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Agência da Funsat consolida frequência de 70 encaminhamentos por dia em 2025

Sete encaminhamentos de emprego por hora e setenta entrevistas de emprego marcadas diariamente, são reflexos do 2025 da Funsat (Fundação Social do Trabalho), no...

Tá sabendo? Campo Grande vai passar por um teste de alerta da Defesa Civil no próximo dia 27

Seu celular vai tocar às 14h (horário de MS), em tom de alarme, mas não precisa ficar com medo, será somente um teste. Campo Grande...

Caravina participa da 3ª Cavalgada de Brasilândia e destaca a tradição e importância cultural da festa

O deputado estadual Pedro Caravina participou, neste domingo, do almoço de encerramento da 3ª Cavalgada de Brasilândia, um dos eventos mais tradicionais do município,...

Projeto de Dr. Victor Rocha para voluntariado na saúde é aprovado na Câmara

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, em segunda votação na última terça-feira (16), o Projeto de Lei nº 11.892/25, de autoria do vereador...