Sete encaminhamentos de emprego por hora e setenta entrevistas de emprego marcadas diariamente, são reflexos do 2025 da Funsat (Fundação Social do Trabalho), no que diz respeito à intermediação de vagas. Serviço que alcançou ao final de agosto o registro de 12.775 auxílios para colocações, entre 13.682 atendimentos do ano, até essa altura.

“Pra nós, uma pessoa que consiga a contratação já significa uma vitória. Mais que a quantidade, na nossa missão, cada abordagem tem o seu significado, pois queremos ser a oportunidade que o trabalhador precisa. Temática que faz parte também de capacitação constante dos nossos colaboradores, para que nos itinerantes, e na nossa sede, possamos colaborar da melhor forma”, destaca o Diretor-Presidente da pasta, João Henrique Lima Bezerra, responsável por recuperar a chegada de investimentos de verba federal. Algo que não acontecia, desde 2015, e agora destinado para modernizações na Agência de Empregos.
Ciclo atual, que representa, a partir de 2023, mudanças sensíveis no Departamento. Ainda como adjunto, João Henrique desenvolveu, na intermediação da Funsat, o programa ” Braços Abertos”, voltado a criar um acolhimento maior na interação de ajustes do cadastro de trabalhadores ou a própria função da candidatura a vagas.
Ouvindo anseios da população, ele também foi decisivo para a implementação de outro case do órgão: o Emprega CG. Circuito com eventos temáticos e também de ações em bairros, que terá em 2025 um total de 70 agendas, superando consideravelmente as 48 edições alcançadas no ano passado.

“Emprego que vai até a porta da casa da mão de obra sem trabalho da nossa Capital. Compromisso firmado e cobrado pela Prefeita Adriane Lopes para que também vá para todas regiões a Funsat, junto de empresas parceiras, com o intuito de ampliar os índices de recrutamento. Sem contar que auxilia na praticidade, economia de tempo e de dinheiro, aos candidatos”, explica João Henrique, gestor da pasta que promoveu, entre janeiro e a primeira semana de setembro, a quantidade de 52 balcões de emptego do programa, sendo 30 em locais fora do Centro.
Se em relação ao universo de atendimentos, a margem de pessoas encaminhadas chega a 93%, outro indicador importante é o da satisfação com o modelo. Por mês, tem sido registradas, em média, cinco reclamações, manifestações que a Funsat vê como desafios para manter o aprimoramento. Questão que não significa nem 1% do registro de circulação da Agência, contudo serve de base para estudo e discussões nas capacitações regulares. Exemplo de como a gestão pública acerta mais quanto se coloca mais próxima do povo, das empresas e de objetivos claros.