A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, nesta quinta-feira (4), o Projeto de Resolução n° 024/2025, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo da ALEMS.
A proposta institui o Diploma e a Medalha do Mérito Legislativo em Homenagem ao Cooperativismo, honrarias que serão concedidas a pessoas físicas e jurídicas que se destacarem na promoção do cooperativismo no Estado.
Com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a iniciativa reforça o reconhecimento da importância das cooperativas como instrumentos de geração de emprego, renda e inclusão social, além de fortalecer um setor essencial para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.
“Essa honraria é uma forma de valorizar quem acredita na força do trabalho coletivo e contribui para o crescimento sustentável do nosso Estado. O cooperativismo é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento social e econômico, e queremos reconhecer aqueles que fazem a diferença nesse setor”, disse Rinaldo.
O parlamentar também destacou a atuação da ALEMS, por meio da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo e a importância do reconhecimento do modelo econômico. “A Frente tem atuado ativamente na proposição, discussão e acompanhamento de políticas públicas relacionadas ao cooperativismo, que esse ano foi reconhecido pela ONU como modelo econômico sustentado e por essa razão, 2025 é o ano do Cooperativismo em todo mundo pela ONU. Aqui no nosso estado o cooperativismo é muito forte já que somos um estado agropecuário, por essa relevância homenagear aqueles que contribuem com desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, para nós é uma honra”.
O cooperativismo em Mato Grosso do Sul tem se consolidado. Atualmente, são 137 cooperativas ativas, reunindo cerca de 660 mil cooperados e gerando aproximadamente 15 mil empregos diretos. Estima-se que 90% dos 79 municípios sul-mato-grossenses contam com pelo menos uma cooperativa, evidenciando a presença significativa do modelo cooperativo em todas as regiões.
