quarta-feira, 5/11/2025

Criança era punida com banho gelado no frio de 5°C por xixi na cama em abrigo de Itaquiraí

Duas servidoras do município de Itaquiraí, a 402 quilômetros de Campo Grande, estão sendo investigadas por maus-tratos contra uma criança de apenas 6 anos, portadora de deficiência, que vive na Casa de Abrigo Pequeno Príncipe.

Conforme denúncia feita ao Conselho Tutelar da cidade, por meio do Disque 100, as servidoras puniam a menina obrigando-a a tomar banho com água gelada, mesmo com a temperatura registrada em 5°C na cidade. O motivo alegado era o fato de a criança ter urinado na cama durante a noite.

Elas relataram a colegas de trabalho que adotavam essa prática para que a criança “aprendesse a não fazer mais”. Aos conselheiros e autoridades, os irmãos da vítima, que também estão abrigados na mesma instituição, relataram que as cuidadoras costumam pegar a menina com força, jogá-la na cama e até segurá-la pelos cabelos.

Uma das servidoras é concursada da prefeitura. A outra é convocada e, segundo a denúncia, teria parentesco com políticos locais.

No dia 25 de agosto, o prefeito da cidade, Thalles Henrique Tomazelli, instituiu uma comissão para investigar os fatos denunciados. “Considerando a necessidade de preservar os direitos das crianças abrigadas temporariamente na casa lar, resolve-se constituir comissão para instauração de sindicância, com a finalidade de averiguar atos em desacordo com as previsões legais”, diz o documento oficial.

A comissão é composta por três servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social e terá o prazo de 60 dias para apurar o caso e apontar as medidas que deverão ser adotadas pela prefeitura.

Enquanto durarem as investigações, as duas servidoras foram afastadas de seus cargos, sem prejuízo à remuneração. O prazo do afastamento é o mesmo da sindicância.

A prefeitura de Itaquiraí foi contatada, mas, até a publicação desta matéria, não obteve retorno. O espaço permanece aberto para futuras manifestações.

fonte: topmidianews

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Programa Boca do Povo recebe Dr. Jamal Salem para falar sobre saúde e conscientização no Novembro Azul

O Programa Boca do Povo, apresentado pelo jornalista B. de Paula Filho na Rádio Difusora Pantanal FM 101.9, recebeu na manhã desta segunda-feira (3)...

Choque recupera piscina escondida sob lona no Jardim Morenão

Na manhã desta quinta-feira (30), a equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul recuperou uma piscina furtada de...

Tereza Cristina reforça busca por responsáveis em esquema de fraudes no INSS

Senadora destaca avanços da CPMI e afirma que investigação já revelou como funcionava o desvio de recursosA senadora Tereza Cristina (PP-MS), integrante da CPMI...

Polícia prende grupo por furto de cabos de alta tensão

O GARRAS prendeu, na quarta-feira (29), sete ladrões por furtos de cabos de alta tensão na MS-080, entre Campo Grande e Rochedo.Mais de 1,5...