quinta-feira, 21/08/2025

Presidente da OAB/MS Bitto Pereira e comissão de meio ambiente abrem seminário regional de direito ambiental

Nesta terça-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), sediou o 2º Seminário Regional de Direito Ambiental da Região Centro-Oeste. O evento, uma iniciativa da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA) em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS e diversas instituições, reuniu autoridades e profissionais com o objetivo de fortalecer a advocacia ambiental no Brasil.

A mesa de trabalhos contou com a presença do Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, e de importantes nomes como Alexandre Burmann, Presidente da UBAA; Artur Henrique Falcette, Secretário-Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS (Semadusc); Luciano Furtado Loubet, Promotor de Justiça e Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa); e Rosângela Gimenes, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS e Diretora do IMASUL.

Ao saudar o auditório, o Presidente Bitto Pereira enfatizou a importância do evento para a advocacia e sociedade. “É muito importante que o debate de assuntos tão relevantes seja plural, com vários atores do sistema de justiça, de autoridades civis e militares, de um tema que é vital para todos nós, especialmente o estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou. Ele também agradeceu à UBAA por escolher a seccional sul-mato-grossense como sede.

Alexandre Burmann, Presidente da UBAA, destacou que o seminário foi uma proposição dos advogados de Mato Grosso do Sul associados à entidade, o que demonstra o engajamento local na defesa da advocacia ambiental. Ele ressaltou a intenção da UBAA em ser “a mais qualificada” e não a maior em número de membros, buscando fortalecer a atuação da advocacia nas decisões do Executivo, Legislativo e Judiciário.

A Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS, Rosângela Gimenes, agradeceu o apoio do Presidente Bitto Pereira e relembrou a longa tradição do estado na pauta ambiental. Ela mencionou que a Lei da Política Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, de 1980, é anterior à política nacional, de 1981, evidenciando o pioneirismo do estado.

O evento se desdobrou em mesas redondas e painéis. A aula magna de abertura, ministrada por Curt Trennepohl, abordou a aplicação da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e o desafio de interpretar o princípio da precaução de forma correta, distinguindo-o do “princípio do pavor”.

No período matutino, a mesa “Desafios Ambientais e Climáticos para o MS” reuniu Luciano Furtado Loubet, Samanta Pineda, Berenice Jacob Domingues e a moderadora Cristiane Jaccoud. A tarde continuou com o painel “Questões Legais e Práticas do Bioma Pantanal” e a mesa redonda final sobre “Processos Ambientais: Administrativos e Judiciais”, com a participação de diversos especialistas, encerrando um dia de intensas discussões sobre o tema.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PARANAÍBA: Profissionais recebem treinamento sobre amostragem do aedes aegypti com uso de ovitrampas

Na última terça-feira, dia 19, a equipe de Controle de Vetores participou de uma importante capacitação voltada ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor...

Sem anistia, não tem acordo sobre tarifas, diz Bolsonaro

Um áudio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enviado ao pastor Silas Malafaia, revela que ele condicionou qualquer negociação com os Estados Unidos sobre o...

Laserterapia revoluciona recuperação pós-cirúrgica no Hospital de Ponta Porã

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, iniciou a utilização da laserterapia como parte dos cuidados pós-operatórios de seus pacientes....

Prefeitura inaugura CEU das Artes do Lageado nesta terça-feira

A Prefeitura de Campo Grande inaugura nesta terça-feira, 19 de agosto, às 14h, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no...