A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos do Brasil pelos Estados Unidos está provocando efeitos imediatos no setor alimentício americano. Segundo o CEO da JBS USA, Wesley Batista Filho, a carne bovina brasileira, essencial para a produção de hambúrgueres, não pode ser facilmente substituída por fornecedores de outros países, como Austrália e Argentina, que não têm capacidade suficiente para suprir a demanda.
O Brasil responde por 27% da carne bovina importada pelos EUA, e a retirada dessa oferta pressiona os preços. Em julho, o valor da carne moída no varejo subiu quase 12% em relação ao ano anterior, refletindo uma escassez já existente no rebanho americano.
Para compensar a falta da carne magra brasileira usada em hambúrgueres, as empresas estão recorrendo a cortes internos mais nobres, o que pode reduzir a oferta de bifes e elevar ainda mais os custos. Segundo Batista Filho, “essa carne terá de vir de algum lugar”, sinalizando que os preços devem continuar subindo até que a situação se normalize.