Durante a sessão ordinária de terça-feira (8), os vereadores de Campo Grande aprovaram três projetos do Executivo que visam o ajuste das contas públicas e o equilíbrio fiscal. As medidas foram defendidas pelo presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy, que destacou a importância da responsabilidade financeira. “O Município precisa fazer alguns exercícios de redução fiscal para poder ter saúde financeira e fazer investimentos para a população”, afirmou.
Entre as propostas, está a adesão ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, que permite ao município obter garantias da União para contratar empréstimos. Outro projeto cria o Sistema Financeiro de Conta Única, centralizando os recursos na Secretaria Municipal de Fazenda. Também foi aprovado o limite para o crescimento de despesas primárias, atrelado ao IPCA.
Papy explicou que a atual Capacidade de Pagamento (Capag) C da prefeitura dificulta o acesso a novos financiamentos. Segundo ele, as medidas aprovadas são estratégicas para recuperar a credibilidade fiscal da Capital e garantir investimentos futuros.