O Paraguai acaba de receber as quatro primeiras aeronaves Super Tucano, das seis contratadas, em um marco histórico para sua Força Aérea (FAP). Originalmente previstas para entrega em janeiro de 2026, as aeronaves chegaram antecipadamente, com a previsão das duas restantes também serem entregues até o final de 2025.
Os pilotos paraguaios foram treinados diretamente pela Embraer, fabricante brasileira, para operar esses aviões de ataque leve e vigilância. O comandante da Aeronáutica paraguaia, General Julio Fullaondo, afirmou que a operação seguirá rigorosos protocolos de segurança, conforme a lei nacional sobre proteção do espaço aéreo.
A chegada dos Super Tucanos representa um importante avanço na capacidade de defesa do país, especialmente no combate ao tráfico de drogas. A previsão é que os aviões estejam operacionais a partir de outubro, quando todo o treinamento dos pilotos será concluído. Com essa nova frota, o Paraguai reforça sua soberania aérea e moderniza sua estrutura militar.