sexta-feira, 23/05/2025

São Julião começa a receber pacientes nos novos leitos custeados pelo Governo de MS

O Hospital São Julião, em Campo Grande, começou a receber nesta semana os primeiros pacientes nos 12 novos leitos clínicos abertos com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A ampliação reforça a rede hospitalar pública em um momento de alta nas internações por SRAGs (Síndromes Respiratórias Agudas Graves).

A assinatura do termo de abertura ocorreu nesta semana e, já na terça-feira (20), os primeiros pacientes começaram a ser admitidos. Desde então, nove pessoas com quadros clínicos como pneumonia, infecção urinária e outras condições que demandam medicação e cuidados contínuos — mas que não exigem isolamento — foram acolhidas na unidade filantrópica. Com essa entrega, o número de leitos clínicos contratualizados entre o Governo do Estado e o São Julião passa a 32, considerando os 20 já existentes anteriormente.

“São leitos de clínica médica destinados a pacientes com perfis que exigem cuidados assistenciais, como uso de antibióticos e medicações contínuas. Como o São Julião é um hospital de retaguarda com leitos compartilhados, não é possível receber pacientes com doenças infecciosas transmissíveis. Por isso, esses novos leitos são estratégicos para apoiar a rede hospitalar, sem sobrecarregar outras unidades”, explicou a superintendente de gestão do hospital, Jéssyka Mendes.

A estruturação dos novos espaços foi possível graças à reorganização dos ambientes internos do hospital e à otimização da ocupação, com investimentos em equipamentos e equipe. “É uma entrega significativa, que fortalece a capacidade do hospital filantrópico, que hoje dedica 99% do seu atendimento ao SUS. Além de atender mais pacientes com qualidade, essa ampliação também contribui para o equilíbrio financeiro da instituição”, acrescentou.

Para a superintendente de Gestão Hospitalar da SES, Maria Angélica Benetasso, a ativação dos novos leitos representa mais um passo no compromisso do Governo do Estado com a ampliação do acesso e da qualidade da assistência hospitalar pública.

“Essa parceria com o Hospital São Julião reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública. Ao ampliarmos leitos em hospitais de retaguarda como este, conseguimos aliviar a pressão sobre as unidades de urgência e emergência, garantindo que mais pacientes recebam atendimento em tempo oportuno e com a dignidade que merecem”, destacou Maria Angélica.

A ampliação no São Julião soma-se a outras iniciativas recentes da SES, como o reforço de UTIs pediátricas no Hospital Regional de Três Lagoas e a intensificação das cirurgias ortopédicas, demonstrando uma atuação articulada e estratégica para atender às necessidades da população sul-mato-grossense.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Sol predomina e temperaturas sobem em MS nesta quinta-feira.

Nesta quinta-feira (22) o tempo deve seguir firme em Mato Grosso do Sul, com predomínio de sol e poucas nuvens em praticamente todo o...

FAB intercepta avião com drogas no Pará

Na última quinta-feira (15), a FAB interceptou uma aeronave suspeita de tráfico de drogas na região de Altamira, no Pará. O avião, um EMBRAER...

Lidio Lopes debate rodovias e defende desenvolvimento do Cone Sul

Na manhã desta sexta-feira (16), o deputado estadual Lidio Lopes participou de uma audiência pública em Iguatemi para discutir a situação das rodovias MS-180...

Adolescente foge de casa após ser aliciada com bebidas, diz família

Uma adolescente de 12 anos fugiu de casa em Campo Grande após ser supostamente aliciada por uma mulher de 37 anos, que estaria oferecendo...