Imagine assistir uma estação de trem sendo construída em apenas algumas horas. Pois foi isso que a companhia West Japan Railway Company (JR West) fez no Japão. Eles substituíram uma antiga estação de madeira, em estado de deterioração, na província de Wakayama, por uma estação de trem feita por impressão 3D que alcançou um marco inédito na área de infraestrutura pública. Essa é a primeira estação de trem feita por impressão 3D no mundo, mas o que chamou atenção no projeto foi o tempo em que o projeto foi executado.
A impressão e a montagem do prédio aconteceram em um intervalo de apenas três horas, e foi feita durante uma pausa na circulação dos trens. O tempo foi bem inferior à estimativa inicial dos engenheiros, que seriam de seis horas. A estação, com apenas 10 metros quadrados, foi dividida em quatro partes, e foram transportadas por trem. Chegando no local, elas foram montadas rapidamente, de forma prática e simples. Segundo o jornal The Japan Times, a estrutura ainda é projetada para resistir a terremotos, situação corriqueira na região de Wakayama.
A facilidade com que a estação foi implantada destaca o comprometimento do Japão com o transporte público. O país mantém uma das infraestruturas mais avançadas do mundo nesse setor, com exemplos como a rede de trens-bala Shinkansen e estruturas como a Tokyo Sky Tree e a Ponte Akashi-Kaikyo. A previsão é que a estação esteja funcionando plenamente em julho, mas desnuda uma capacidade fabulosa do país se reconstruir de forma moderna e eficiente, mudando paisagens e reafirmando o Japão como um país tecnológico e ligado às necessidades urbanas do país.


