domingo, 23/02/2025

 TJMS recebe ministra das mulheres em reunião e define medidas de urgência.

Na tarde desta terça-feira, dia 18 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul recebeu a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, para uma reunião que buscou soluções para o combate à violência doméstica e aos casos de feminicídio na capital e no Estado. Durante o encontro, foram propostas medidas para o aperfeiçoamento da estrutura e dos serviços, e ficou definido que um grupo de estudos debaterá, de forma imediata, melhorias nos procedimentos de atendimento do Sistema de Justiça.

O presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, destacou a necessidade de uma gestão compartilhada da Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Campo Grande entre o Estado e o Município, que atualmente está sob responsabilidade exclusiva da Prefeitura. “Faremos uma reconstrução da Casa da Mulher Brasileira”, afirmou o presidente, referindo-se ao aperfeiçoamento de todo o serviço.

O Ministério das Mulheres também anunciou que a unidade de Campo Grande será a próxima a receber o projeto-piloto do sistema UNA Casa da Mulher Brasileira, a partir de março. Desenvolvido em parceria com a Dataprev, o sistema visa padronizar e integrar dados das Casas da Mulher Brasileira em todo o país, facilitando a comunicação entre unidades e otimizando o atendimento às vítimas.

O grupo de trabalho irá definir um novo protocolo de atendimento às vítimas, reunindo representantes do Judiciário, da Secretaria de Segurança Pública, do Executivo estadual e da Prefeitura. “Se a Casa da Mulher Brasileira começou em Campo Grande, nós vamos reconstruí-la a partir daqui. Temos que nos concentrar nesse trabalho para oferecer respostas mais imediatas”, afirmou Pavan, enfatizando a urgência das ações.

Uma das medidas defendidas pelo presidente do TJMS foi a obrigatoriedade da escolta da Patrulha Maria da Penha para mulheres que retornam ao lar. “Estamos firmando um convênio com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública para garantir que a ida da força policial ao local seja uma imposição, e não uma opção da vítima. A presença da patrulha impõe respeito e pode evitar novas agressões”, explicou.

Também participaram da reunião representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, o corregedor-geral de Justiça, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, a desembargadora responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Jaceguara Dantas, e demais autoridades.

No período da manhã, a ministra Cida Gonçalves realizou uma reunião com o governo do Estado e sua próxima agenda será com a Prefeitura de Campo Grande.

Novo Fórum – Durante o encontro, também foi mencionada a construção do novo Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso. O edital de aviso de abertura do processo licitatório foi publicado no Diário da Justiça desta terça-feira (18). O fórum será erguido em um terreno de 5.440 m², localizado no Jardim Imá, atrás da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. Com uma área construída de 1.504 m², o novo espaço contará com seis varas judiciais especializadas no atendimento a mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência.

O investimento previsto para a obra é de R$ 10 milhões, fruto de um acordo de cooperação entre o TJMS e o Governo do Estado. A expectativa é que o fórum seja concluído até o final de 2026. Atualmente, os serviços judiciais relacionados a essas causas são prestados na Casa da Mulher Brasileira, em um espaço de apenas 261,6 m².

Mais medidas – Além das iniciativas discutidas na reunião, o presidente do TJMS anunciou, na última sexta-feira (14), a proposta de criação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Campo Grande. A medida visa fortalecer o combate à violência de gênero no Estado e será analisada na próxima sessão do Órgão Especial, agendada para esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro.

As discussões e compromissos firmados na reunião reforçam o empenho do TJMS no combate ao feminicídio, unindo forças com as demais instituições para aprimorar a rede de atendimento às vítimas de violência doméstica.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Zé Teixeira prioriza saúde em MS

O deputado Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, tem se destacado pela atuação em prol da saúde pública...

Flamengo foca na renovação de Pulgar, mas negocia outros contratos no elenco

Após o fechamento da janela de transferências, o Flamengo dá prioridade à renovação do contrato de Erick Pulgar, que vai até dezembro de 2025....

Homem é preso por receptação de veículo furtado no Jardim Tarumã

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na tarde de ontem (19), um homem de 56 anos pelo crime de receptação dolosa. Ele foi detido...

Ana Portela está na comissão de educação e conquista espaço em outras frentes importantes na câmara.

A vereadora Ana Portela (PL) começou o ano legislativo assumindo papel ativo em cinco comissões essenciais para a população de Campo Grande. Como única...