A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou na última sexta-feira (14) que o Senado Federal está debatendo um projeto de lei que visa a reciprocidade de tarifas comerciais com países que impõem taxações elevadas sobre produtos brasileiros. A medida ganhou relevância após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar novas tarifas para produtos importados, afetando diretamente o setor de etanol e biocombustíveis em Mato Grosso do Sul.
Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura e relatora do projeto no Senado, destacou que a proposta não se limita a questões ambientais, como previsto inicialmente, e será ampliada para incluir tarifas comerciais e outras áreas, como questões sociais e trabalhistas. O projeto está pronto para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, segundo a senadora, há tempo suficiente para sua aprovação, especialmente considerando que os EUA ainda não definiram as novas tarifas.
A nova legislação pretende equiparar as taxas brasileiras às impostas por países que discriminam produtos do Brasil, como os Estados Unidos, União Europeia, Rússia e outros mercados internacionais.