segunda-feira, 3/11/2025

Zeca aciona Bancada Federal para resolver problema de abastecimento de água em aldeias de Dourados

O deputado estadual Zeca do PT acionou a Bancada Federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional solicitando a viabilização de recursos para implantação de sistema de abastecimento de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados. O pedido é endossado pelos parlamentares Gleice Jane e Pedro Kemp (PT), e Lia Nogueira (PSDB).

O abastecimento precário de água nas aldeias da região de Dourados resultou em protesto das comunidades indígenas na MS-156 e confronto com a Polícia Militar, que nesta quarta-feira (27) dispersou a mobilização em ação que deixou vários feridos.

Na intenção de sanar esse problema que há décadas se estende na região, Zeca acionou a Bancada Federal do Estado em Brasília (DF) para viabilizar a destinação de recursos que resolvam essa demanda. “É preciso se chegar a uma resolução definitiva a esse problema de falta de água nas comunidades indígenas de Dourados. É um verdadeiro drama que se vive naquela região”, enfatiza Zeca do PT.

Em sua indicação, Zeca reivindica a liberação de R$ 53 milhões em emendas da Bancada Federal para implantação de um sistema de distribuição de água eficaz nas aldeias Bororó e Jaguapiru. O pedido foi encaminhado ao coordenador da bancada, deputado federal Vander Loubet (PT), e à senadora Soraya Tronicke, que assume a coordenadoria a partir de 2025.

Providências

Após o confronto entre comunidade indígena e PM que deixou vários feridos, Zeca do PT acionou a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), o Ministério Público Federal e a Polícia Federal questionando a atuação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

“Queremos saber dessas instituições fiscalizadoras se a Polícia Militar do Estado tinha autorização, como manda a Constituição, para adentrar nas aldeias, que estão em um território pertencente à União, para agredir e atirar nos manifestantes da comunidade indígena que protestavam na MS-156 para terem garantido o direito a um bem essencial que é a água”, pontuou Zeca.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

6ª Festa do Peixe anima o Distrito Palmeiras em Dois Irmãos do Buriti

O Distrito Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, será palco da 6ª Festa do Peixe, nos dias 15 e 16 de novembro de 2025....

Coronel David denuncia esquema de financiamento por trás de invasão que destruiu fazenda em Caarapó

O deputado estadual Coronel David (PL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (29) para denunciar o suposto...

Entre flores, memórias e saudade, campo-grandenses se reúnem para homenagear entes queridos no Dia de Finados

Neste domingo (2), cerca de 40 mil pessoas visitaram os três cemitérios públicos de Campo Grande, São Sebastião (Cruzeiro), Santo Amaro e Santo Antônio,...

As Dez Mais

Quarta, 29 de outubro de 2025. HOJE É O DIA DO CERIMONIALISTA Faltam: 57 dias para o Natal. Manchetes do Correio do Estado: * Postos resistem a reduzir...