terça-feira, 16/09/2025

Startup Challenge 2024 premia em MS inovações no turismo com apoio da Fundect

Na foto, o presidente da Fundect junto com os vencedores do Startup Challenge 2024

O Startup Challenge 2024, realizado em Bonito nos dias 18 e 19, distribuiu R$ 1,6 milhão em prêmios para as quatro equipes vencedoras escolhidas durante o evento. Mais de 100 participantes de todo o Brasil se inscreveram. No total, competiram 38 projetos voltados à inovação no setor turístico.

O diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), Márcio Pereira, destacou o impacto do desafio para Mato Grosso do Sul.

“A participação de startups de várias partes do país mostra que Mato Grosso do Sul está se destacando nacionalmente como um centro de inovação. Iniciativas assim são fundamentais para fortalecer o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas no turismo”, afirmou.

A iniciativa conta com o apoio do Sebrae e parcerias da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Fundect, além da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur). Durante dois dias de avaliações, 10 projetos finalistas apresentaram soluções voltadas para o desenvolvimento do turismo local e nacional.

As equipes vencedoras foram:

1° lugar – Cham[a]tia (MS): Inteligência artificial para guiar turistas em tempo real via WhatsApp, oferecendo roteiros personalizados e informações sobre a cidade.

2° lugar – Tamandú (MS): Solução automatizada para o recrutamento de profissionais temporários no turismo, com processos simplificados via WhatsApp.

3° lugar – Compensei Sustentabilidade (MA): Sistema de descarbonização para o setor turístico, oferecendo ferramentas para monitorar e compensar emissões de carbono.

4° lugar – Bora (SP): Aplicativo interativo de educação ambiental e roteiros turísticos, com interface gamificada para engajar turistas em Bonito e outras regiões.

Inteligência artificial ‘made in MS’ quer turbinar o turismo

O projeto Cham[a]tia recebeu a maior nota dos jurados e ficou em primeiro lugar no desafio. A ideia é desenvolver uma comunicação via WhatsApp utilizando inteligência artificial e dados coletados nas cidades turísticas, com objetivo de promover uma experiência diferenciada aos viajantes, saindo dos roteiros tradicionais.

Auren Cavalcante, CEO do Cham[a]tia, espera que o apoio do Startup Challenge impulsione os negócios para todo o Brasil.

“É uma alegria imensa, não está cabendo no coração. Esse resultado vai ser para a gente alavancar ainda mais nossa solução e fazer a Cham[a]tia atender toda a área de turismo do Brasil”.

O evento foi encerrado com uma cerimônia de premiação na Vila Rebuá, em Bonito, com a presença de representantes de órgãos parceiros e do setor turístico.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mato Grosso do Sul é reconhecido internacionalmente por modelo pioneiro de saúde única

Mato Grosso do Sul foi reconhecido internacionalmente pela Universidade de Córdoba, na Colômbia, como referência na implementação do modelo de Saúde Única - abordagem...

Exportações caem 22% com tarifaço dos EUA

As exportações brasileiras de produtos atingidos pelo tarifaço dos Estados Unidos recuaram 22,4% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2024. O...

Golpe Frustrado: STF Condena Bolsonaro e Aliados por Atentado à Democracia

No dia 8 de janeiro de 2023, o Brasil assistiu a uma tentativa de golpe. Desde cedo, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin ) alertava...

Empresário Gabriel Farrel morre em salto de paraquedas no Rio

O empresário Gabriel Farrel, fundador da rede de pizzarias Borda & Lenha, morreu no domingo (14) após um acidente com paraquedas na Praia da...